O Expresso traz na edição deste sábado mais uma notícia do consórcio internacional de jornalistas de investigação. Desta vez o leaks é sobre o futebol. O mais recente caso de investigação de movimentação de fortunas para destinos com regime fiscal mais favorável, chama-se football leaks.
As noticias dão conta que Cristiano Ronaldo terá utilizado durante anos uma empresa da Irlanda, com sede em Dublin, a Multisports & Image Management (MIM) Limited, para explorar os seus direitos de imagem e arrecadar os proveitos milionários que obtém com eles.
Segundo o Expresso o fisco espanhol abriu uma investigação a Ronaldo pela não declaração de rendimentos de direitos de imagem, num valor acima dos 60 milhões de euros.
José Mourinho e Cristiano Ronaldo são apenas dois dos nomes da maior fuga de informação da história do despoto.
A plataforma informática Football Leaks forneceu milhões de documentos à revista alemã Der Spiegel, entre os quais documentos que indicam que o capitão da seleção nacional terá colocado milhões de euros da publicidade nas Ilhas Virgens britânicas.
Os dados foram analisados por um consórcio de 60 jornalistas, do qual o Expresso faz parte.
O site El Confidencial também noticia o caso, dizendo que o jogador português passou 150 milhões para as ilhas virgens.
A Gestifute de Jorge Mendes já veio garantir que os impostos estão todos em dia. Através de uma declaração pública, disse que Cristiano Ronaldo e José Mourinho estão em dia com as suas obrigações fiscais tanto em Espanha como no Reino Unido. Na mesma declaração, enviada à Agência Lusa, a Gestifute sublinha que Cristiano Ronaldo e José Mourinho nunca estiveram envolvidos em qualquer processo judicial relativo à prática de qualquer delito fiscal e ameaça que qualquer insinuação ou acusação dessa natureza em relação a ambos será denunciada com recurso aos tribunais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com