Esta reunião do Conselho Europeu será atípica por dois motivos: vai durar apenas um dia, ao contrário dos tradicionais dois dias de reunião e às 19h30 terá início um jantar no qual Theresa May, primeira-ministra britânica, será convidada a sair para que os 28 passem a 27 e aí, vão discutir o Brexit.
Quem está à espera de grandes decisões ou novas exigências, vai ficar desiludido. O gesto que acontecerá hoje em Bruxelas é, acima de tudo, simbólico. O jantar a 27 é um gesto em si, especialmente depois de na última reunião europeia, celebrada em outubro, May ter dito aos seus parceiros que seria difícil que o Reino Unido acabe por aceitar situações que sejam discutidas apenas a 27. Tusk respondeu a May que teria de se acostumar e o gesto de hoje é sintomático.
Mas o convite à saída não será o único gesto. No comunicado posterior ao jantar, os 27 deixarão claro que têm pressa para começar a negociar – “vão comprometer-se a aprovar o início das negociações rapidamente”, segundo uma fonte comunitária – mas também irão enfatizar que cabe ao Reino Unido dar o primeiro passo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com