A Aramco, petrolífera estatal da Arábia Saudita, assinou uma carta de intenções para tomar uma posição acionista minoritária no novo negócio de carros térmicos e híbridos que irá ser criado pela chinesa Geely e pelo Renault Group. A nova empresa vai dedicar-se às tecnologias denominadas powertrains.
O investimento da Aramco será usado para apoiar o crescimento da empresa e contribuir para a investigação e desenvolvimento (I&D), particularmente no capítulo das soluções de combustível sintético e sistemas de propulsão de hidrogénio de última geração. Espera-se que a Geely e a Renault mantenham participações iguais no novo empreendimento.
Com uma rede mundial de 17 unidades de produção e cinco centros de I&D espalhados por três continentes, a futura empresa, que se chamará Horse e da qual dependerão as fábricas espanholas da Renault, será um fornecedor global e terá uma capacidade total de produção de mais de cinco milhões por ano de transmissões e motores térmicos, híbridos e híbridos recarregáveis, para abastecer mais de 130 países e regiões.
Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, disse, citado em comunicado que “esta parceria com a Aramco permitirá intensificar o negócio de powertrain que estamos a desenvolver com o Geely Group. Isso dará uma vantagem na corrida pela tecnologia térmica de muito baixas emissões. A entrada da Aramco traz conhecimento único para desenvolver inovações revolucionárias em combustíveis sintéticos e de hidrogénio”.
Por sue turno, Daniel Li, CEO do Geely Holding Group, disse: “damos as boas-vindas à Aramco para se juntar a nós na construção de uma empresa líder mundial em powertrain sustentável. O investimento da Aramco é o reconhecimento pelos líderes globais da indústria das perspetivas de negócios para os powertrains e a visão pioneira de combustíveis de baixo e zero carbono, como o metanol e o hidrogénio”.
Finalmente, para Mohammed Y. Al Qahtani, vice-presidente executivo da Aramco Downstream, “esta carta de intenções representa uma nova etapa importante no nosso compromisso contínuo com as tecnologias e fornece uma base para apoiar a investigação e o desenvolvimento da Aramco no domínio da inovação de motores. O nosso projeto colaborativo com a Geely e o Grupo Renault apoia o desenvolvimento de powertrains em toda a indústria automóvel e faz parte dos nossos amplos esforços em todas as operações globais”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com