[weglot_switcher]

“Absolutamente idiota”. Funcionário do SVB responsabiliza CEO pela falência do banco

Um colaborador do banco agora falido fez declarações sob anonimato à CNN Internacional e garantiu que a “transparência” do executivo causou o pânico dos mercados, causando a situação de falência daquela instituição financeira.
Tony Webster
13 Março 2023, 14h19

Com a falência do Silicon Valley Bank, o CEO daquela instituição financeira, Greg Becker foi visado por um funcionário como o principal responsável daquele que é o segundo maior descalabro na história do sector bancário norte-americano. As palavras foram proferidas sob anonimato à estação “CNN Internacional”.

Em causa está a forma como o responsável reconheceu publicamente a extensão dos problemas vividos pelo banco, ao dar conta dos apoios que seriam necessários para que este se mantivesse em funções. As informações causaram pânico generalizado nos mercados e, por isso, não surpreende que se tenham multiplicado as tentativas de levantamento de fundos.

A decisão “foi absolutamente idiota”, referiu o colaborador. “Eles foram muito transparentes. É exatamente o oposto do que normalmente se veria numa situação difícil”, refere o trabalhador, que não tem dúvidas de que foi esta tomada de posição que ditou a queda do Silicon Valley Bank.

“As pessoas estão simplesmente chocadas” pela decisão de Becker em dar a conhecer a situação financeira do banco, de acordo com o mesmo funcionário. A mesma estação relata ainda que o CEO terá apresentado desculpas aos funcionários, já depois do descalabro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.