[weglot_switcher]

Lucro da Altri sobe 23% para 152 milhões de euros em 2022

O grupo liderado por José Soares de Pina superou, pela primeira vez, os mil milhões de euros de faturação, no ano passado.
Altri
23 Março 2023, 16h53

O lucro das operações continuadas da Altri foi de 152,1 milhões de euros em 2022, o que representa um aumento de 23% em relação ao ano anterior, revelou esta quinta-feira a empresa de produção renovável de pasta para papel. O maior marco nas contas do ano passado foi o facto de as receitas da grupo terem superado, pela primeira vez, a fasquia dos mil milhões de euros (1.066,2 milhões de euros), mais 34,4% do que em 2021.

Só no quarto trimestre, as receitas ascenderam a 260,4 milhões de euros e o resultado líquido fixou-se nos 34,7 milhões de euros, após um crescimento homólogo, menos expressivo do que no acumulado do ano passado, de 4,3%. “Esta evolução mais moderada do resultado é explicada pela evolução negativa dos hedges cambiais [operações financeiras para proteger investimentos], assim como do aumento da taxa de imposto efetiva no trimestre, fatores que foram, ainda assim, compensados no lado operacional”, argumentou a cotada.

Destaque ainda para o volume de produção recorde de 1.142,6 mil toneladas na produção de fibras celulósicas, com os mercados externos absorverem 85% do total.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 301,4 milhões de euros em 2022, após um acréscimo de 32,4% em termos homólogos. Já a margem de EBITDA diminuiu 0,4 pontos percentuais para 28,3%, apesar da escalada na inflação. No que toca ao investimento, a empresa com sede no Porto investiu mais 73,5% do que em 2021, num total de 45,3 milhões, entre os quais se incluem os cerca de 10,3 milhões da nova caldeira de biomassa para a unidade industrial da Caima.

Caima é, aliás, uma das duas unidades de produção em Portugal que vão sofrer uma paragem para manutenção nos próximos meses. A Biotek vai suspender operações em setembro e a Caima em outubro, sendo que a Celbi esteve parada em fevereiro.

“O ano de 2022 marcou o Grupo Altri como um ano de forte crescimento, com significativos avanços em termos de sustentabilidade e resultados, com um forte aumento das receitas (+34%) superando pela primeira vez a marca dos 1.000 milhões de euros de faturação”, destacou o CEO da Altri, no relatório financeiro divulgado esta tarde à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Continuamos totalmente empenhados na avaliação de uma nova unidade industrial para a produção de fibras têxteis sustentáveis na Galiza, que inclui o estudo de impacto ambiental, de viabilidade económica, o projeto de engenharia, de estrutura de financiamento e de acesso a fundos da União Europeia”, acrescentou José Soares de Pina, no documento divulgado pela CMVM, fazendo referência ao projeto Gama – com uma capacidade produtiva de 200 mil toneladas de pasta solúvel e fibras têxteis sustentáveis por ano – no qual a empresa diz “continuar a trabalhar” para anunciar a decisão final de investimento.

Notícia atualizada às 17h10

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.