O endividamento da economia portuguesa voltou a subir em maio, para o valor mais elevado de sempre. Entre público e privado, o endividamento do setor não financeiro atingiu os 724,7 mil milhões de euros, em maio de 2018, segundo dados publicados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.
Do total, 322,4 mil milhões dizem respeito ao setor público e 402,3 mil milhões ao setor privado. Em relação a abril de 2018, registou-se um aumento de mil milhões de euros, “em resultado do incremento de 0,3 mil milhões de euros no endividamento do setor público e de 0,7 mil milhões de euros no endividamento do setor privado”, explica o relatório do BdP.
No caso da dívida pública, a subida traduziu-se num acréscimo do endividamento face ao setor financeiro, que foi parcialmente compensado pela diminuição do financiamento obtido junto do setor não residente.
Já no privado, houve um aumento do endividamento externo das empresas em 500 milhões de euros. “Os particulares registaram um incremento do endividamento face ao setor financeiro de 0,2 mil milhões de euros”, acrescentou.
Fonte: Banco de Portugal
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com