A 6ª edição dos prémios EmpreendeXXI (PEXXI) nomeou a LUGGit, de Ílhavo (Aveiro), como a startup mais inovadora das regiões norte e centro de Portugal, enquanto a Fidufoods, de Setúbal, foi distinguida como vencedora no sul e ilhas, revelou esta quarta-feira o BPI, que está por detrás da iniciativa.
As duas empresas vão receber um prémio monetário de seis mil euros, acesso a um programa de formação internacional em Silicon Valley e mentoring especializado, diz a organização do concurso promovido todos os anos pelo BPI e pela DayOne (divisão do CaixaBank), em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI), para reconhecer o ecossistema nacional de empreendedorismo.
A ANI deu ainda a um galardão à KIT-AR, através do programa Born from Knowledge (BfK). A KIT-AR aplica a Realidade Aumentada aos processos industriais com vista a dar instruções mais claras aos recursos humanos e a reduzir os erros potencialmente a zero.
Recorde-se que a Luggit desenvolveu e comercializa uma plataforma móvel que permite ter um serviço de recolha, armazenamento e entrega de bagagem, em tempo real.
Já a Fidufoods é a primeira empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de “alimentos inclusivos”. Ou seja, todos os seus produtos são totalmente isentos dos 14 principais alergénios e sem vestígios para transmitir segurança aos consumidores, desde os intolerantes aos multialérgicos e respetivas famílias, abrangendo também aqueles que optam por eliminar da sua dieta os produtos de origem animal, como vegans e vegetarianos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com