As ligações aéreas portuguesas afetaram milhões de passageiros durante os primeiros quatro meses do ano, levando a que Portugal fosse o país da União Europeia (UE) menos pontual neste período, de acordo com os dados da plataforma AirHelp divulgados esta segunda-feira, 22 de maio.
Dos mais de sete milhões de passageiros que voaram entre janeiro e abril de 2023, a partir de aeroportos portugueses, mais de dois milhões e meio sofreram algum tipo de perturbação no seu voo (perto de 35% de interrupções), num período que ficou marcado por várias greves, tanto dos tripulantes de cabine de várias companhia aérea, bem como do pessoal dos aeroportos.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior verificou-se uma duplicação do número de voos com perturbações, com pouco mais de um milhão de passageiros a ver o seu voo atrasado ou cancelado.
Segundo a AirHelp, o mês de março foi o que mais incidentes registou, com mais de 800 mil dos dois milhões e meio de passageiros a verem os seus voos afetados.
O aeroporto de Lisboa foi aquele que mais perturbações apresentou, tendo afetado mais de um milhão e meio de passageiros no seu voo (perto de 41%).
No segundo lugar, surge o aeroporto da Horta, onde perto de 35% dos voos não saiu à hora prevista, seguido pelo aeroporto da Madeira com quase 29% de passageiros afetados.
Em sentido inverso, o aeroporto de Ponta Delgada foi o mais pontual, com quase 75% dos voos a partir na hora indicada, sendo que 73% dos passageiros não sofreu qualquer perturbação no seu voo.
Já o aeroporto do Porto, considerado pela AirHelp como o melhor aeroporto português em 2022, registou 73% dos voos a partir à hora indicada e 73% dos passageiros a não sofrerem qualquer perturbação nas suas ligações.
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