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“Luxo silencioso”. Estilo de roupa diferente do comum está a ganhar seguidores nos EUA

Trata-se de usar roupas de marcas luxuosas, mas sem um logotipo visível. Só reconhecível para quem já conhece as peças, a moda está a crescer do outro lado do Atlântico e até uma série da “HBO” está a dar uma ajuda.
12 Junho 2023, 19h32

Nos Estados Unidos da América, a maioria da população vive hoje num contexto económico e financeiro adverso, em reflexo da subida dos custos de vida, que se sente um pouco por todos os setctores de atividade. Ainda assim, o “luxo silencioso” (quiet luxury, em inglês) é uma tendência de moda cada vez mais emergente na sociedade.

Muitos são os consumidores que recorrem a este estilo dispendioso, que não deixa, no entanto, de ser discreto, nem de estar associado a marcas de luxo.

Citada pela estação norte-americana “CNBC”, uma professora de marketing e diretora de um curso de moda e luxo na faculdade de gestão da Universidade de Nova Iorque descreveu este fenómeno como algo que se caracteriza pela “falta de logótipos e de algo demasiado chamativo”.

Thomai Serdari referiu que “as marcas de luxo confiam na qualidade dos materiais e têm técnicas [de trabalho] que são muito próprias, como o corte e costura e outros pequenos detalhes”, nos quais só vai reparar quem já conhece a peça de antemão.

“Isso torna-se um fator diferencial” para um determinado público, de acordo com as palavras da docente.

A contribuir para o crescimento desta tendência está, por exemplo, a série “Succession”, produzida pela HBO, em que algumas personagens usam peças conectadas a este estilo. A título de exemplo, uma delas usa um chapéu Loro Piana, feito em caxemira e que custa perto de 500 euros.

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