Um projeto português permite carregar carros elétricos diretamente a partir de linhas de muito alta tensão. O speed-E foi desenvolvido pela Redes Energéticas Nacionais (REN) permitindo alargar a rede de carregamentos para a mobilidade elétrica a todo o país, pois a linha de transporte de eletricidade em muito alta tensão (os postes muito grandes que se veem pelo país fora) tem uma rede alargada por Portugal, contando com quase 9.500 kms de linhas (como se pode ver pelo mapa infra).
“Ao fornecer acesso direto à rede de Muito Alta Tensão, o speed-E contorna as restrições da rede de distribuição e pode fornecer conectividade de rede para áreas remotas onde a rede de distribuição pode não estar disponível. A solução inovadora criada pela REN posiciona a empresa como facilitadora da transição para a mobilidade sustentável, complementando as soluções existentes e apoiando a descarbonização do setor da mobilidade de forma economicamente vantajosa, utilizando a Rede de Transporte existente”, segundo o comunicado da empresa divulgado esta quarta-feira.
O projeto venceu o prémio na categoria “Subestações e Instalações Elétricas” no Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (CIGRE) que teve lugar recentemente no Brasil. Em outubro de 2022, já tinha vencido um prémio na categoria “Carregamento & Energia” na sexta edição da feira de mobilidade 4.0 eMove360º, que decorreu em Berlim.
A estação de carregamento de alta potência deverá estar localizada até 300 metros de distância da linha aérea de transporte existente, explica a REN que exemplifica vários locais onde a solução poderá ser implementada: áreas de serviço em autoestradas/estradas; frotas de transporte público; grandes estacionamentos e frotas de empresa; grandes áreas residenciais suburbanas; centros logísticos; instalações militares remotas; cais de embarcações fluviais elétricas; apoio a máquinas florestais.
Nos locais designados, será instalada uma estação de alta potência que transforma diretamente a muito alta tensão transportada nas linhas aéreas em baixa tensão para ser injetada nos carros elétricos localmente.
A REN destaca cinco vantagens neste seu produto: está ligado à rede de transporte, “caracterizada por uma elevada continuidade de serviço”; facilitador de uma infraestrutura de carregamento em todo o país, “contribuindo assim para uma adoção generalizada de veículos elétricos”; potência ilimitada, permitindo carregamentos rápidos e ultra rápidos; arquitetura modular, permitindo soluções mais pequenas ou maiores conforme as necessidades; implementação rápida dispensando reforços de rede, mesmo em casos de aplicações de elevada potência.
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