O Grupo José de Mello, dono entre outras da CUF e da Bondalti, obteve lucros de 92 milhões de euros em 2022, um crescimento de 59% face ao mesmo período de 2021, anunciou hoje o grupo em conferencia de imprensa.
Numa apresentação aos jornalistas, o CEO do grupo, Salvador de Mello, destacou o crescimento de proveitos, na ordem dos 20%, para cerca de 1.255 milhões de euros. No ano de 2021 os proveitos tinham sido de 1.047 milhões de euros.
O EBITDA do Grupo Mello em 2022 foi de 192 milhões de euros. Nestes resultados consolidados, a Brisa (detida em 16,7% pelo Grupo José de Mello) apenas impacta nos resultados líquidos, ficando de fora nos proveitos e no EBITDA.
A prestadora de cuidados de saúde CUF, que o Grupo José de Mello consolida em 65,85% nas suas contas globais, registou lucros de 33 de milhões de euros no ano de 2022, face aos 27 milhões do ano anterior.
O responsável do Grupo José de Mello, que terminou o ano de 2021 com quase mil milhões de euros em dívida, diz que esta questão não o preocupa e “já deixou de ser tema”. Isto mesmo num contexto de taxas de juro elevadas.
“Já tivemos oportunidade de referir, a divida deixou de ser tema para o Grupo José de Mello. Obviamente que as taxas de juro condicionam sempre qualquer empresa, mas mas não estamos condicionados como estivemos no passado”, disse Salvador de Mello.
Ainda assim, o grupo fechou o ano de 2022 com uma redução da dívida consolidada (CUF, Bondalti e José de Mello Holding), para 917 milhões de euros, “e com uma melhoria muito significativa do desempenho operacional”, salientou o CEO.
A atual estrutura da dívida, acrescentou, tem componentes fixas e variáveis, pelo que o grupo considera estar “protegido face a estas subidas das taxas de juro”.
No capítulo do investimento, o CEO do grupo optou por não dar muitos pormenores sobre o futuro, atendo-se – sobretudo – às contas de 2022. No ano passado, o grupo investiu 159 milhões de euros, sobretudo em três vertentes: na melhoria das rede de estradas geridas pela Brisa (79 milhões de euros), mas também na abertura de novas unidades hospitalares (CUF, 58 milhões de euros) e em novas tecnologias na área química e novas tecnologias fabris (Bondalti).
(Notícia atualizada às 14:30)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com