Os beneficiários diretos e finais já receberam mais de 2.037 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou esta quinta-feira o Ministério da Presidência. Nos primeiros seis meses do ano, foram as empresas os beneficiários que mais pagamentos receberam, de acordo com o gabinete de Mariana Vieira da Silva.
“Os pagamentos aos beneficiários diretos e finais do PRR atingiram esta semana os 2.037 milhões de euros. Este montante representa um crescimento de mais de 44% desde o início do ano (mais 627 milhões de euros)”, sublinha o Ministério da Presidência.
De acordo com o relatório de monitorização, desse total, as entidades públicas foram as que receberam as maior fatia: 599 milhões de euros. Já as empresas receberam até ao momento 482 milhões de euros.
Apesar das entidades públicas terem recebido, no total, um valor mais avultado, nos primeiros seis meses do ano foram as empresas os beneficiários com mais pagamentos recebidos. Em causa estão 329 milhões de euros, o que representa um aumento nos pagamentos de cerca de 215% face a 31 de dezembro de 2022.
Por outro lado, desde o início do PRR já foram pagos às empresas públicas 306 milhões de euros e às escolas 221 milhões de euros. “A restante verba foi distribuída entre autarquias e áreas metropolitanas (141 milhões de euros), famílias (139 milhões de euros), instituições de ensino superior (70 milhões de euros), instituições da economia solidária e social (45 milhões de euros) e instituições do sistema científico e tecnológico (34 milhões de euros)”, detalha o Ministério da Presidência.
Até ao momento, as aprovações de investimentos totalizam já 13.294 milhões de euros, p equivalente a 80% do total da dotação orçamental do PRR.
De notar que está a decorrer o trabalho conjunto com a Comissão Europeia relativo ao projeto de reprogramação, apresentada em maio, cuja dotação adicional é de cerca de 5,6 mil milhões de euros.
“Com a reprogramação proposta, Portugal passará a contar com mais 41 medidas, 11 reformas e 30 investimentos. Findo este processo, o PRR passará a ter uma dotação máxima de 22,2 mil milhões de euros, representando um acréscimo de cerca de 2,4 mil milhões de euros em subvenções e 3,2 mil milhões de euros em empréstimos, face ao plano aprovado em julho de 2021”, detalha o gabinete de Mariana Vieira da Silva.
Atualizada às 18h03
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com