A Awazon Web Services (AWS) vai investir 100 milhões de euros em Inteligência Artificial Generativa. O centro de inovação conta com empresas como a Highspot, Lonely Planet, Ryanair, Twilio.
O programa chama-se AWS Generative AI Innovation Center, e tem como objetivo “ajudar clientes a construir e implementar, com sucesso, soluções de Inteligência Artificial (IA) Generativa” e “ligar experts AWS em IA e machine learning (ML) a clientes de todo o mundo para os ajudar a idealizar, projetar e lançar novos produtos, serviços e processos” de IA Generativa.
“A Amazon tem mais de 25 anos de experiência em IA e mais de 100 mil clientes usaram os serviços de IA e machine learning da AWS para lidar com algumas das suas maiores oportunidades e desafios. Agora, clientes de todo o mundo estão ansiosos para saber como podem começar, de forma rápida e segura, com a IA Generativa”, disse o vice-presidente de vendas, marketing e serviços globais da AWS, Matt Garman.
Matt Garman salienta que o Generative AI Innovation Center faz parte do objetivo da empresa em “ajudar todas as organizações a tirar partido da Inteligência Artificial, disponibilizando serviços de IA Generativa flexíveis e económicos para as empresas. Assim, juntamente com o apoio da nossa equipa de especialistas em IA Generativa, os nossos clientes, podem tirar partido de tudo o que esta nova tecnologia tem para oferecer. Com a nossa comunidade global de parceiros, estamos a trabalhar com líderes corporativos de vários sectores para os ajudar a maximizar o impacto da IA Generativa nas suas organizações, a criarem valor para os seus clientes, colaboradores e a melhorarem os seus resultados financeiros”.
A empresa salienta que as suas equipas de estratégia, especialistas de dados, engenheiros e arquitetos de soluções do AWS Generative AI Innovation Center, vão trabalhar “com os clientes para criar soluções personalizadas que aproveitem o potencial da IA Generativa” e através de “workshops, acordos e formação gratuitos, a AWS ajudará os clientes a conceber e a definir os contextos dos casos de utilização com maior potencial de criar mais valor para as suas empresas, com base nas melhores práticas e na experiência do sector em questão”.
Estarão disponíveis ferramentas como o Amazon CodeWhisperer, “um parceiro de codificação alimentado por IA, e o Amazon Bedrock, um serviço totalmente auto gerido que torna os modelos fundamentais (FM) da AI21 Labs, Anthropic e Stability AI, juntamente com a própria família de FM da Amazon, Amazon Titan,” acessível através de um API.
“Também podem treinar e executar os seus modelos utilizando infraestruturas de alta performance, incluindo a Amazon EC2 Inf1 Instances, com AWS Inferentia, Amazon EC2 Trn1 Instances com AWS Trainium e instâncias Amazon EC2 P5 com NVIDIA H100 Tensor Core GPUs. Além disso, os clientes podem criar, treinar e implementar os seus próprios modelos com o Amazon SageMaker ou utilizar o Amazon SageMaker Jumpstart para implementar alguns dos FM mais populares da atualidade, incluindo os modelos de linguagem de grande dimensão da Cohere, o Falcon 40B do Technology Innovation Institute e o BLOOM da Hugging Face.”, refere a empresa.
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