Os principais índices dos mercados norte-americanos arrancaram a primeira sessão da semana a desvalorizar, numa altura em que os investidores estão à espera dos dados da inflação. Os números mais recentes da China estão também a alimentar esse sentimento de cautela, já que podem ser sinal de desaceleração económica.
O índice de referência em Wall Street, o S&P 500, abriu a cair 0,11% para 4.394,23 pontos. Também no vermelho, o industrial Dow Jones arrancou a perder 0,09% para 33.705,68 pontos. E o tecnológico Nasdaq recuava 0,11% para 13.645,37 pontos, no início das negociações. Entretanto, os índices inverteram a tendência e estão agora em “terreno positivo”, com o S&P 500 a somar 0,17%.
Serão conhecidos esta semana os dados de junho da inflação nos Estados Unidos e todas as atenções estão para aí viradas, até porque esses números terão um papel importante na decisão que a Reserva Federal tomará ainda este mês relativamente à trajetória das taxas de juro.
Os economistas ouvidos pela Reuters estão a contar com um abrandamento da inflação, o que ficaria em linha com o que tem acontecido no Velho Continente (incluindo em Portugal). Os analistas apontam, contudo, para um novo aumento das taxas de juro, de 25 pontos base, estando divididos quanto à trajetória futura.
E por falar em inflação, na China os preços no produtor caíram ao ritmo mais elevados dos últimos sete anos e os preços no consumidor aproximaram-se mesmo da deflação, alimentando os receios quanto ao desempenho da segunda maior economia mundial.
Os investidores estão também de olho na época de resultados, que se aproxima. Os primeiros números relativos ao segundo trimestre serão conhecidos esta semana e os mercados estão à espera para ver, afinal, que impacto teve a política monetária no desempenho das cotadas.
As primeiras a apresentar os seus números serão o JPMorgan Chase e o Citigroup, que dão a conhecer os seus resultados já esta sexta-feira. Na sessão desta segunda-feira, os títulos do primeiro valoriza 0,87% para 145,60 dólares, enquanto as ações do segundo sobem 0,92% para 46,16 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com