O bilionário Elon Musk lançou esta quarta-feira a sua startup de Inteligência Artificial (IA), chamada xAI. A empresa, que pretende gerar mais concorrência para a OpenAI, será formalmente apresentada depois de amanhã na rede social dos tweets, da qual o CEO da Tesla e SpaceX também é dono.
Apesar da decisão de apresentar a xAI na plataforma de chamadas online ‘Twitter Spaces’, no próximo dia 14 de junho, é possível ler no site oficial da xAI que esta é uma organização independente da X Corp, proprietária do Twitter, embora vá colaborar “de forma próxima” quer com o Twitter quer com a Tesla ou outras sociedades de Elon Musk.
“A anunciar a fundação da @xAI para entender a realidade”, escreveu o empresário sul-africano-canadiano e norte-americano, num tweet publicado esta tarde. Na conta oficial da xAI no Twitter, onde ainda só constam duas publicações, os internautas são questionados sobre “quais são as perguntas sem resposta mais fundamentais?”.
A equipa da xAI inclui Igor Babuschkin, antigo engenheiro da DeepMind, Yuhuai (Tony) Wu e Christian Szegedy, cientistas computacionais que trabalharam na Google, Greg Yang, ex-investigador da Microsoft, e o investigador Jimmy Ba, que fez parte de grupos de trabalho sobre machine learning e deu aulas na Universidade de Toronto. A xAI é ainda constituída por Toby Pohlen, Ross Nordeen, Kyle Kosic, Guodong Zhang e Zihang Dai.
“Trabalhámos e liderámos o desenvolvimento de algumas das maiores inovações na área, incluindo AlphaStar, AlphaCode, Inception, Minerva, GPT-3.5 e GPT-4”, destaca a apresentação que consta no website xAI. “Coletivamente, contribuímos com alguns dos métodos mais amplamente utilizados”, reforça.
Como não poderia deixar de ser, Elon Musk é o CEO e, segundo a agência Reuters, Jared Birchall, que é diretor administrativo do family office de Elon Musk ficou com o cargo do secretário. Dan Hendrycks, diretor do Center for AI Safety, é o principal conselheiro (advisor) deste negócio.
O lançamento da xAI não surpreende o mercado, uma vez que Elon Musk tinha dito há cerca de três meses que iria criar o “TruthGPT” ou uma IA que procurasse a verdade para evitar a “destruição civilizacional” e rivalizar com o célebre ChatGPT ou mesmo o Bing AI da Microsoft.
Announcing formation of @xAI to understand reality
— Elon Musk (@elonmusk) July 12, 2023
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com