O Sporting Clube de Braga (SC Braga) e a startup portuguesa PluggableAI lançaram esta sexta-feira um projeto pioneiro com o objetivo de revolucionar a forma como os sócios, adeptos e simpatizantes se relacionam com a organização desportiva. A dupla do desporto e empreendedorismo quer que estes se sintam verdadeiramente integrados na rotina do clube.
A relação mais próxima entre o SC Braga e os adeptos que se deslocam ao estádio será possível graças à tecnologia de Inteligência Artificial da PluggableAI, que através de sensores alegadamente não-intrusivos dos smartphones cria mapas de sentimentos de todo o estádio e em tempo real, conseguindo perceber as reações dos adeptos ao longo do jogo, sobretudo em momentos como golos marcados, decisões de arbitragem, entre outros.
“Este projeto revolucionará todo o processo de sensorização dentro de estádios e pavilhões, permitindo sensorizar cada cadeira do estádio sem se necessitar de um único sensor físico”. Além disso “Utilizar-se-ão modelos disruptivos de Inteligência Artificial para inferir a interação de cada adepto com as vicissitudes de um jogo de futebol ou de uma modalidade desportiva”, afirmou o CEO da PluggableAI, Bruno Fernandes.
A parceria de “fan engagement” arranca na época desportiva, que se aproxima. “Pretendemos colocar o SC Braga como um promotor e passar uma mensagem ao mercado de que o clube está de portas abertas e que acreditamos que o futuro pode ser construído e acelerado aqui dentro”, explica André Viana, assessor da presidência do SC de Braga.
A iniciativa insere-se no âmbito do SCB Innovation Hub, o espaço e programa de inovação em sportstech (tecnologia desportiva) que está a ser desenvolvido pela incubadora Startup Braga, a Universidade do Minho, a Microsoft, a Global Sports Innovation Center e a sociedade de advogados Uría Menéndez – Proença de Carvalho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com