A KPGM publicou uma nova edição do Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional que veio demonstrar o crescimento do impacto da multinacional de retalho nas exportações nacionais, sobretudo com destaque para as frutas e legumes, vinhos e licores, e legumes e leguminosas enlatadas. No total houve um crescimento de 12% no impacto económico gerado de forma direta, indireta e induzida, nos setores de atividade associados à produção destes produtos, comparado ao ano anterior.
No total o Lidl ajudou a exportar mais de 200 produtos para 29 países dos 32 onde está presente, sendo a Alemanha, Espanha e França os principais mercados. Dos mais de 100 produtores parceiros exportadores do Lidl, 78% são Pequenas e Médias Empresas (PME). O volume de negócios associado às exportações facilitadas pelo Lidl gerou, em 2022, a criação de 4.932 empregos em Portugal, um aumento de 8% face a 2021, representando mais 364 postos de trabalho, de forma direta, indireta e induzida.
Para Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, “Os resultados do estudo da KPMG evidenciam bem o nosso contributo para a economia nacional, através do apoio aos produtores nacionais e da promoção da qualidade dos produtos portugueses no mundo. Num ano desafiante como o de 2022, marcado pelo conflito Ucrânia-Rússia e um cenário de inflação crescente, ajudámos a exportar mais de 200 produtos nacionais e a criar quase 5 mil empregos só através da exportação. São números que nos deixam muito satisfeitos.”
O apoio do Lidl à internacionalização dos fornecedores portugueses faz parte da estratégia do grupo de apoiar a produção nacional. A parceria da gigante do retalho com os produtores visa promover a sua resiliência, a inovação e capacidade produtiva, permitindo assim a diferenciação do seu produto.
Empenhado em promover o que é português, o Lidl tem estado ao lado dos fornecedores nacionais, privilegiando os seus produtos e incentivando o seu crescimento. Atuando como interlocutor e dando apoio em todas as etapas do processo, o Lidl é atualmente a maior rede de distribuição na Europa, levando a qualidade de Portugal além-fronteiras e contribuindo de forma significativa para a economia nacional.
Bruno Pereira respondeu a algumas perguntas sobre este novo marco do Lidl Portugal:
O Lidl tem apostado fortemente em parcerias com produtores nacionais. É uma aposta ganha?
No Lidl Portugal apostamos em parcerias estratégicas para a exportação, pois acreditamos que a forma mais eficiente de trabalhar é através de associações e sinergias. Neste sentido, contamos com um largo e consolidado histórico de apoio à produção nacional.
Para além da aposta, sempre que possível, de artigos portugueses nas nossas lojas de Norte a Sul do país, desde 2014, que através de parceiros como a Portugal Fresh, promovemos a Portugalidade por via da exportação, para os vários mercados onde assinalamos presença. O Lidl Portugal atua como interlocutor dando apoio em todas as etapas do processo de exportação, sendo atualmente a maior rede de distribuição na Europa.
Trabalhamos sempre numa ótica de parceria e benéfica para ambas as partes, procurando não só fomentar e ajudar os nossos fornecedores a potenciarem o seu negócio, como para satisfazer os nossos clientes nacionais e os clientes que ficam a conhecer os produtos portugueses além-fronteiras.
O impacto do Lidl nas exportações, sobretudo considerando o número de PME que são vossas parceiras, é um motivo de orgulho?
Sem dúvida que os resultados das exportações facilitadas pelo Lidl Portugal têm sido um motivo de orgulho, ano após ano, não só por darmos a conhecer diferentes produtos portugueses ao mercado europeu – desde frutas e legumes, vinhos, queijos, enchidos, entre outros – como sabemos que estamos a apoiar fornecedores portugueses a alavancar e a consolidar o seu negócio. Este é o nosso principal propósito e intrínseco ao nosso apoio à produção nacional. Em 2022, 78% dos fornecedores que exportaram através do Lidl Portugal são PME, que é algo muito representativo.
A par disso – e não esquecendo que foi um ano desafiante devido ao conflito Ucrânia-Rússia e do cenário de inflação crescente – as exportações do Lidl Portugal contribuíram com um impacto para a economia nacional de 245 milhões de euros de forma direta, indireta e induzida, nos setores de atividade associados à produção dos produtos exportados. E mais, ajudaram a gerar quase 5000 novos postos de trabalho. Desta forma, o compromisso do Lidl Portugal para com os fornecedores nacionais permite a muitas empresas iniciarem ou expandirem a sua capacidade de exportação, introduzindo-as a novos mercados em países onde o Lidl tem presença, o que impacta de forma muito positiva os seus volumes de negócio.
A internacionalização é muitas vezes apontada como um dos grandes desafios da produção nacional. Qual é a recção dos mercados estrangeiros aos produtos portugueses?
A reação aos produtos portugueses tem sido muito positiva e os dados dos últimos anos revelam isso mesmo. Temos conseguido não só chegar a mais países com novos produtos, como aumentar também o volume exportado. Exemplo claro disso têm sido os muito bons resultados de aceitação da laranja Citrinos do Algarve IGP além-fronteiras que, em apenas dois anos de exportação, conseguiu alcançar o terceiro lugar do pódio das frutas e legumes mais exportados pelo Lidl Portugal, representando 95% do total das 2 mil toneladas de Citrinos o Algarve IGP exportados em 2022.
Num ano especialmente desafiante as exportações impulsionadas pelo Lidl continuaram a crescer. Qual é o objetivo para o próximo ano?
É ainda prematuro fazer previsões, mas temos sempre como ambição melhorar, dar a conhecer mais artigos nacionais a outros países e consolidar as nossas parcerias com os fornecedores nacionais. Há sempre espaço para chegar mais longe. Trabalhamos para alcançar novos mercados e exportar novos produtos, sempre pela ótica da qualidade e não da quantidade. Desta forma estaremos a ir ao encontro daquilo que nos move em Portugal – estar ao lado dos portugueses, sendo parte ativa no apoio à produção nacional, no seu crescimento e desenvolvimento.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com o Lidl.
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