[weglot_switcher]

Alemanha sai da recessão técnica. Economia alemã estagnou no segundo trimestre

O consumo privado foi o principal responsável pelo facto da economia alemã não ter caído ainda mais, evitando o prolongamento da recessão de inverno.
28 Julho 2023, 13h20

A economia alemã saiu oficialmente da recessão técnica mas ainda não está livre de perigo. Os novos dados preliminares do Destatis (INE alemão) mostram que a maior economia da Zona Euro estagnou no segundo trimestre do ano, quando era esperada uma recuperação mínima.

Mas a saída da recessão técnica não leva os alemães a respirar de alívio. A verdade é que os resultados não são os melhores, especialmente depois do crescimento do PIB ter caído de -0,2% para -0,6%.

A economia da Alemanha contraiu ligeiramente menos que o estimado no último trimestre do ano passado (-0,4% em vez de -0,5%) e no primeiro trimestre deste ano (-0,1% em vez de -0,3%), depois da revisão do Destatis.

O consumo privado foi o principal responsável pela economia alemã não ter caído ainda mais, evitando o prolongamento da recessão de inverno. “É uma melhoria mas o quadro geral é que a economia alemã contraiu nos últimos nove meses”, indica a economia Franziska Palmas, da Capital Economics, citada pelo “El Economista”.

“A Alemanha continuou a ser a principal economia da Zona Euro com piores resultados no segundo trimestre, já que a produção cresceu fortemente na França (+0,5%) e em Espanha (+0,4%)”, adianta a mesma analista.

“Os indicadores de confiança publicados recentemente não auguram nada de bom para a atividade económica nos próximos meses. De facto, a fraqueza do poder de compra, o enfraquecimento das carteiras de pedidos industriais, bem como o impacto do endurecimento agressivo da política monetária em décadas e a esperada desaceleração da economia dos EUA, defendem uma fraca atividade económica”, destaca Carsten Brzeski da ING.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.