Estávamos em 2005 quando uma equipa de 13 pessoas arrancou, em Portugal, com o Shared Accounting Service Center. Tinha três linhas de serviço, todas na área financeira, e prestava serviços para dois mercados: o português e o italiano. Apesar do início tímido, havia margem para crescer e, passados 18 anos, a evolução é notória.

Os números ajudam a perceber: o centro de serviços partilhados da Siemens em Portugal, agora Global Business Services (GBS), é um dos maiores e mais maduros da empresa, conta com cerca de 1200 colaboradores de 55 nacionalidades; presta serviços a mais de 60 países em 29 línguas, em áreas tão diversas como os recursos humanos, a gestão logística e financeira.

Numa altura em que se multiplicam anúncios sobre investimentos no país – segundo dados da AICEP, só em 2022, Portugal atraiu 32 centros de serviços partilhados de multinacionais estrangeiras –, é pertinente refletir sobre o caminho que levou à maioridade do GBS. O segredo desta longevidade está, acima de tudo, na qualidade do capital humano, ligado ao nível elevado do sistema educativo nacional e à facilidade dos portugueses em falar várias línguas e em colaborar com diferentes culturas.

As nossas equipas são muito diversas, e isso traduz-se numa riqueza única de conhecimento, de troca de experiências e de perspetivas que promove a inovação.

Ao nível do país, Portugal proporciona um retorno equilibrado do investimento, numa localização nearshore favorável, com riscos geoestratégicos e de segurança reduzidos. A estabilidade dos indicadores macroeconómicos e do sistema fiscal são fatores relevantes que convidam ao investimento.

A digitalização também está no nosso ADN e é uma prioridade estratégica. Um dos focos do GBS está no desenvolvimento de soluções digitais para a otimização de processos empresariais, recorrendo frequentemente a tecnologias como a automação, a robótica, a inteligência artificial e a análise de dados.

Dentro da Siemens Portugal, o histórico do GBS permitiu sustentar um track record de sucesso, que acabou por ser uma alavanca de crescimento. O mais recente foi o hub internacional Inside Sales, único no Grupo, cuja captação tornou a demonstrar a confiança que o nosso cliente – a Siemens AG – deposita no trabalho que temos vindo a desenvolver em Portugal.

Estamos em 2023 e, no dia em que celebrámos os 18 anos do GBS Portugal, podemos fazê-lo na presença dos 13 colaboradores que testemunharam a sua fundação e que ainda hoje trabalham na empresa, dez deles no nosso centro. A longevidade e a solidez da “relação” que estabelecemos com estas pessoas reflete aquela que queremos ter sempre com o país.