A Toyota registou lucros recorde nos últimos meses. No primeiro trimestre do ano fiscal 2023-2024, o resultado líquido da fabricante automóvel japonesa aumentou 78% para 1,31 mil milhões de ienes (cerca de 8,4 mil milhões de euros à cotação atual) à boleia do aumento das vendas em todas as regiões e à melhoria da oferta e procura de semicondutores.
O grupo com sede na cidade de Toyota, na zona de Aichi, teve receitas de 10,54 mil milhões de ienes (na ordem dos 67,27 milhões de euros), depois de um crescimento homólogo de 24,2%, revelou esta terça-feira a empresa que ficou na história como a primeira empresa mundial de construção de veículos em grande escala.
A Toyota vendeu 2,32 milhões de veículos entre os meses de abril e junho. “As vendas de veículos elétricos também aumentaram de forma sustentada neste processo, principalmente em HEVs [Hybrid Electric Vehicle], com os veículos elétricos a representar 34,2% das vendas totais”, disse um porta-voz da multinacional, na apresentação de resultados consultada pelo Jornal Económico.
“Continuaremos a distribuir veículos elétricos através de soluções multivias de acordo com diferentes políticas energéticas, situações de infraestrutura e necessidades dos clientes em cada região”, lê-se ainda.
O resultado operacional fixou-se nos 1,121 mil milhões de ienes (aproximadamente 7,159 mil milhões de euros). “Os efeitos das taxas de câmbio aumentaram o lucro operacional em 115 mil milhões de ienes, e os esforços de redução de custos diminuíram o lucro operacional em 155 mil milhões de ienes, em parte devido ao impacto da subida dos preços dos materiais”, justificou a mesma fonte oficial.
Segundo o porta-voz da Toyota, embora a proprietária das marcas Toyota, Hino, Lexus, Ranz e Daihatsu tenha sofrido com o impacto do aumento dos preços dos materiais – mais precisamente de 230 mil milhões de ienes – as condições de mercado, bem como os valores dos metais preciosos, estabilizaram em comparação ao ano passado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com