[weglot_switcher]

Desemprego na zona euro desacelera para 6,4% em junho

A taxa manteve-se praticamente inalterada em relação a maio deste ano, mas baixou face ao sexto mês do ano passado.
desemprego
1 Agosto 2023, 10h11

A taxa de desemprego na Europa voltou a desacelerar em junho. No mês passado, a taxa de desemprego com ajuste sazonal nos países de moeda única foi de 6,4%, revelou esta terça-feira o Eurostat.

A percentagem de desemprego na zona euro manteve-se praticamente inalterada em comparação com a de maio deste ano, mas ficou abaixo dos 6,7% registados em junho de 2022, de acordo com o relatório publicado esta manhã pelo organismo de estatística europeu.

Na União Europeia (UE), a taxa de desemprego foi de 5,9% em junho, portanto também se manteve estável relativamente à do mês anterior, embora inferior à de 6,1% que se verificou no sexto mês do ano passado.

O Eurostat estima que 12,802 milhões de pessoas nos 27 Estados-membros, das quais 10,814 milhões na zona euro, se encontravam desempregadas no mês que finaliza o primeiro semestre. “Face a maio de 2023, o desemprego diminuiu 2 mil na UE e 62 mil na zona euro. Face a junho de 2022, o desemprego diminuiu 387 mil na UE e 441 mil na zona euro”, lê-se no documento divulgado pela mesma instituição.

Mais uma vez, há diferenças de género nestes valores. A taxa de desemprego das mulheres foi de 6,1% na UE em junho, enquanto a dos homens fixou-se nos 5,7%.

“Em junho de 2023, 2,739 milhões de jovens (com menos de 25 anos) estavam desempregados na UE, dos quais 2,204 milhões na zona euro. Em junho de 2023, a taxa de desemprego jovem era de 14,1% na UE e 13,8% na zona euro, respetivamente acima e abaixo dos 14% registados em ambas regiões no mês anterior”, adianta o Eurostat sobre o desemprego jovem.

Notícia atualizada às 10h19

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.