A primeira metade do ano registou um aumento significativo nas vendas de modelos de veículos totalmente elétricos, tendo os 15 principais grupos automobilísticos vendido um total de 2,80 milhões de unidades no primeiro semestre do ano, o que corresponde a um crescimento de 73,5% na taxa interanual, segundo o jornal “El Economista”.
Do total das vendas, cerca de 1,82 milhões de unidades correspondem a três grupos automobilísticos, Tesla, BYD e Grupo Volkswagen. O domínio desses três grupos é total sobre o mercado de veículos elétricos. Ae compararmos esses números com os alcançados no primeiro trimestre, as entregas de modelos elétricos passam de 1,24 milhões para os atuais 1,82 milhões.
A Tesla registou um total de 889.015 veículos entregues entre janeiro e junho, o que representa um crescimento de 57,4% no índice interanual. A empresa liderada por Elon Musk tem optado, desde o início do ano, por reduções significativas nos preços dos veículos, com o objetivo de ganhar uma quota de mercado. Mas esta política trouxe-lhe uma redução da margem operacional.
Já a multinacional chinesa BYD aumentou as suas entregas durante o primeiro semestre do ano, com um total de 616.810 veículos elétricos entregues em todo o mundo, o que representa um crescimento de 90,7% face ao ano anterior.
Atualmente, a liderança nas vendas é da Tesla, mas a BYD tem um sério compromisso em aumentar as suas vendas e a cada trimestre a diferença tem vindo a diminuir entre os dois fabricantes.
O pódio fecha com o Grupo Volkswagen, que aumentou as suas vendas de modelos elétricos em 48,1% no primeiro semestre do ano, o que significa que o grupo alemão entregou um total de 321,6 mil modelos a bateria.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com