A multinacional Henkel aumentou as vendas e os lucros no primeiro semestre de 2023: as vendas do grupo cresceram organicamente 4,9% no primeiro semestre do ano para cerca de 10,9 mil milhões de euros, ao mesmo tempo que o lucro operacional (EBIT) aumenta para 1.254 milhões de euros (+7,6%), com a margem EBIT a atingir os 11,5% (+80 pontos base).
“Conseguimos um crescimento muito forte em ambas as unidades de negócio. Ao mesmo tempo, conseguimos melhorar significativamente os nossos lucros, apesar dos contínuos ventos contrários provocados pelos elevados preços dos materiais e da logística”, afirmou o CEO da Henkel, Carsten Knobel, citado em comunicado. Consumer Brands e Adhesive Technologies são as duas áreas de negócio.
A Henkel espera agora um crescimento orgânico das vendas de 2,5% a 4,5% no ano fiscal de 2023 (anteriormente: 1% a 3%). “Para a unidade de negócio de Adhesive Technologies, espera-se que o crescimento esteja na faixa de 2% a 4% e para a unidade de negócio de Consumer Brands, entre 3% a 5%. Espera-se agora que a margem EBIT se situe no intervalo de 11% a 12,5%. Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, espera-se que o retorno ajustado das vendas se situe entre 13,5% e 15%“, refere ainda o comunicado.
Com 10.926 milhões de euros, as vendas do grupo no primeiro semestre de 2023 ficaram 0,1% acima do nível do ano anterior, o que corresponde a um crescimento orgânico de vendas “muito forte” de 4,9%. A Adhesive Technologies registou um forte crescimento orgânico das vendas de 4,7%, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics e Craftsmen, Construction & Professional. As Consumer Brands registaram um forte crescimento orgânico das vendas de 5,7%, impulsionado pelas áreas de negócio Laundry & Home Care e Hair.
No primeiro semestre do ano, o crescimento orgânico das vendas na região da Europa atingiu 2,4%. Na região IMEA (Europa, Médio Oriente e África), as vendas aumentaram organicamente em 25,7%. A América do Norte registou um crescimento orgânico das vendas de 3,8%. A região da América Latina registou um crescimento orgânico das vendas de 13,2%. Em contrapartida, a região da Ásia-Pacífico registou um desenvolvimento negativo das vendas orgânicas de -2,7%, “principalmente devido ao ambiente de mercado persistentemente desafiante na China”.
O EBIT ajustado aumentou no primeiro semestre do ano em 7,6% para 1.254 milhões de euros, em comparação com 1.166 milhões de euros no período do ano anterior. “Este aumento foi suportado pela evolução dos preços de venda, pelas poupanças resultantes da criação da unidade de negócio integrada Consumer Brands e pelas medidas de otimização do portfólio”.
O lucro ajustado por ação preferencial aumentou para 2,13 euros no primeiro semestre de 2023. A taxa de câmbio constante, este é um aumento de 14,4% em comparação com o período do ano anterior.
Recorde-se que em abril de 2023, a Henkel anunciou a assinatura de um acordo para vender as suas atividades comerciais na Rússia a um consórcio de investidores financeiros locais. A empresa tinha anunciado a saída das suas operações na Rússia na sequência do ataque russo à Ucrânia no ano passado. A transação foi concluída e o preço de venda ascende a 54 mil milhões de rublos (cerca de 600 milhões de euros).
A unidade de negócios Adhesive Technologies é líder no mercado de adesivos, vedantes e revestimentos funcionais. Com a Consumer Brands, a empresa detém posições de especialmente em Hair Cair e Laundry & Home Care em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf.
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