A Klarna, aplicação para pagamentos em prestações, cresceu 14% em volume bruto de vendas nos mercados europeus, no segundo trimestre, face ao mesmo período do ano passado. Para isso a empresa conta com uma parceria com a OpenAI, que lhe permite fazer uso da capacidade do ChatGPT.
Klarna diz que IA, Realidade Aumentada e Robótica vão liderar sector do retalho
De acordo com a informação divulgada em comunicado pela fintech, que tem sede na Suécia, em Portugal, o crescimento do indicador GMV (Gross Merchandise Volume) disparou 318% em termos homólogos, com mais de 400 mil utilizadores da plataforma e 2 mil comerciantes que oferecem atualmente a Klarna como método de pagamento.
Com 100 milhões de consumidores europeus, a Klarna é parceira de mais de 470 mil comerciantes, sendo que se lançou em 11 mercados europeus desde 2020. De acordo com um estudo da própria empresa, 74% dos clientes europeus fazem uso dos serviços da Klarna pelo menos uma vez por mês.
A Klarna disponibiliza os serviços de “buy now, pay later” (“leve agora pague depois”), que consistem na opção de débito instantâneo, de forma a que o cliente possa adquirir os seus produtos pagando-os no imediato ou a prestações, sem juros.
A Klarna juntou-se recentemente à OpenAI, de forma a contar com a ajuda da Inteligência Artificial (IA) ligada ao ChatGPT para sugerir produtos que possam interessar aos utilizadores. O objetivo passa por sugerir aqueles que serão mais indicados para o perfil de cada consumidor.
A tecnológica de Estocolmo tem-se destacado nos últimos anos, chegou até a ser a mais valiosa da Europa (mais de 40 mil milhões de dólares), embora agora esteja avaliada em cerca de 3o mil milhões de dólares. Entre os investidores estão o banco internacional Softbank e as empresas de investimento General Atlantic e BlackRock. Mais recentemente, este verão, o artista A$AP Rocky juntou-se a esta lista.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com