[weglot_switcher]

Leroy Merlin faz acordo com Dourogás para pesados de mercadorias a biometano

A partir de setembro, ‘chega à estrada’ o projeto piloto da Leroy Merlin que tem por objetivo tornar a mobilidade da empresa mais verde.
29 Agosto 2023, 16h36

Numa parceria com a Dourogás, as viaturas pesadas de transporte de mercadorias da Leroy Merlin são abastecidas com biometano, e por isso evitarão, durante três meses da fase piloto, a emissão de mais de 10 toneladas de CO2, por comparação com as alternativas de origem fóssil.

Leroy Merlin investe 2,4 milhões de euros em loja nos Açores

O projeto piloto, de âmbito nacional, arranca dia 1 de setembro e tem uma duração prevista de três meses e cobertura a nível do território nacional.

Cada viatura abastecida com biometano (gás de origem 100% verde) fará uma média mensal de aproximadamente 5.000 km.

“A utilização de biometano permite evitar a emissão de mais de 10.000kg/CO2”, refere o comunicado.

A iniciativa reforça a missão da Leroy Merlin de gerar Impacto Positivo, social, económico e ambiental, segundo a empresa

“A Dourogás, parceira da Leroy Merlin neste projeto, está na vanguarda da descarbonização dos transportes, promovendo soluções de mobilidade mais eficiente utilizando um combustível de origem biológica. O biometano é uma energia de origem renovável e de gradual substituição do Gás Natural Veicular (GNV), apresentando-se como uma alternativa com elevada performance ambiental, armazenável, eco-sustentável e economicamente rentável”, lê-se no comunicado.

“A versatilidade desta energia permite que seja utilizada também na produção de energia elétrica, injeção nas redes de gás natural e produção de calor”, acrescenta a Douro Azul.

Segundo a empresa, “quando comparado com a primeira geração de biocombustíveis líquidos, o biometano não exerce pressão sobre a cadeia alimentar, estimula a economia circular e promove o desenvolvimento local e regional, reforçando, indubitavelmente, a independência energética nacional”.

“Dado o contexto que atravessamos atualmente, é imperativa a transição energética no setor da mobilidade, sobretudo, a mobilidade pesada. O biometano representa uma inquestionável oportunidade para descarbonizar a economia, a indústria e o setor da mobilidade em particular. Por acreditarmos que o biometano é a energia do futuro, reiteramos o compromisso e ambição que a Dourogás coloca nesta solução, estabelecendo parcerias com mais empresas e ampliando o leque de soluções para uma mobilidade profissional tendencialmente mais limpa e mais responsável”, refere na nota João Filipe Jesus, Diretor Executivo da Dourogás.

Do lado da Leroy Merlin, e dos respetivos transportadores associados, “não haverá necessidade de investimentos adicionais, nem de renovação da frota, uma vez que as viaturas movidas atualmente a GNL (Gás Natural Líquido) e GNC (Gás Natural Comprimido) são inteiramente compatíveis com a utilização deste gás verde mais amigo do ambiente”.

“Na Leroy Merlin, o Impacto Positivo é o nosso motor de desenvolvimento. Trabalhamos diariamente para termos um papel diferenciador e influenciador na sustentabilidade, com objetivos claros e ambiciosos. Esta parceria surge com o propósito de sermos também um acelerador da transição para as cidades mais sustentáveis e contribuirmos ativamente para essa causa. Através da parceria com a Dourogás conseguimos ser mais eficazes na implementação e concretização dos nossos Compromissos de Impacto Positivo”, refere Dalila Tavares, Diretora de Transportes na Leroy Merlin Portugal.

Neste momento, já existem mais de 4.000 pontos de enchimento de GNV na Europa, sendo que Portugal conta com a disponibilidade de dezena e meia, com capilaridade de norte a sul do país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.