[weglot_switcher]

Telefónica. Governo espanhol quer esclarecimentos dos sauditas para aprovar venda de capital

O elenco governativo liderado por Pedro Sánchez quer saber mais concretamente se a Saudi Telecom Company, que se propõe a adquirir 9,9% do capital da Telefónica, pretende entrar no Conselho de Administração e influenciar a gestão do gigante das telecomunicações em Espanha.
11 Setembro 2023, 11h33

O Governo espanhol pediu esclarecimentos à Saudi Telecom Company (STC) relativamente às intenções do grupo saudita em torno da entrada no capital da Telefónica, de acordo com informação avançada pelo “Expansión”.

Fundo PIF: o ‘ponta-de-lança’ dos investimentos da Arábia Saudita

Explica o jornal espanhol que o Executivo, através do Ministério da Defesa, está a fazer depender a autorização para que os sauditas entrem na empresa de comunicação do “país-vizinho” de explicações relativamente à natureza da operação.

O elenco governativo liderado por Pedro Sánchez quer saber mais concretamente se a STC, que se propõe a adquirir 9,9% do capital da Telefónica, pretende entrar no Conselho de Administração e influenciar a gestão do gigante das telecomunicações em Espanha.

Assim, os sauditas “vão ter que detalhar claramente os objetivos que pretende atingir com a compra de 9,9% da Telefónica, se quiser obter a autorização do Governo espanhol para exercer os direitos políticos sobre essa participação”, escreve o “Expansión”.

Este domingo, a imprensa espanhola dava conta que o Governo ainda não teria recebido notificação oficial relativamente à proposta saudita. A vice-presidente do Governo espanhol e ministra da Economia em funções, Nadia Calviño, referiu que, apesar da sua presença no G20, não teve oportunidade de falar com o príncipe herdeiro dos sauditas sobre a operação.

Calviño referiu que o Governo espanhol irá aplicar os mecanismos necessários para garantir a proteção dos interesses estratégicos de Espanha nesta operação e que os mesmos “devem corresponder aos mecanismos existentes no ordenamento jurídico de Espanha.

Os sauditas do Saudi Telecom (STC), a maior empresa de telecomunicações daquele país do Médio Oriente, querem adquirir por 2,1 mil milhões de euros uma participação de 9,9% na Telefónica. Em comunicado, o grupo sediado em Riade fez saber que não pretende assumir uma participação maioritária na Telefónica.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.