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Oferta de veículos elétricos disparou 88% em um ano, no Standvirtual

A tendência geral é de aumento da oferta e decréscimo da procura, mas as variações mais acentuadas são as observadas nos veículos eletrificados.
20 Setembro 2023, 18h35

A oferta de veículos usados aumentou 18% em termos homólogos no mês de agosto, ao passo que a procura caiu 12% no mesmo período. A dinâmica de mercado foi, por isso de cerca de -18%, o que significa que a oferta supera a procura, como acontece há um ano, desde setembro de 2022.

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Os dados são da edição de agosto do relatório mensal do Standvirtual que traça um panorama dos números registados. Entre os dados divulgados em comunicado, a oferta de veículos premium disparou 102% e superou a subida observada nos elétricos, que ascendeu a 88%, em comparação com agosto do ano passado.

Ao nível da procura, a subida homóloga mais acentuada teve lugar nos elétricos premium (mais 40%), acima dos elétricos (12%).

No que diz respeito aos motores a combustão, a oferta subiu 21% nos veículos a gasolina e 4% no diesel. Ao nível da procura, porém, registaram-se reduções na ordem de 8% e 15%

A tipologia mais procurada continua a ser o diesel (60% de quota de mercado), seguida de perto pela gasolina (27%). A oferta ascende a 30% e 5%, respetivamente. Em simultâneo, os elétricos, híbridos a diesel e híbridos a gasolina representam 10% da procura e igualmente 10% da oferta.

Ao nível dos preços, a procura caiu em todas as categorias, à exceção dos veículos que ultrapassam os 30 mil euros, que registaram uma subida homóloga de 2% em agosto. A redução mais expressiva na procura é referente aos veículos abaixo dos 15 mil euros, em 12%. Por outro lado, a oferta subiu de forma expressiva (22%) nas viaturas entre 15 a 30 mil euros.

No capítulo do ano de matrícula, a procura diminuiu em todos os intervalos de idade, particularmente nos carros com até um ano (menos 32%). A oferta traçou o caminho inverso e subiu em todos os intervalos, sendo que foi na mesma categoria (até um ano de matrícula) que se registou a maior variação (subida de 29%), face a agosto de 2022.

Avaliando por segmento, a procura caiu na maioria, em particular nos pequenos citadinos (60%) e monovolumes (28%). Em sentido contrário ficaram unicamente os utilitários e os SUV, a registarem subidas (9% e 6%, respetivamente). A oferta aumentou de forma mais significativa nos utilitários (39%) e SUV (35%).

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