Cerca de 22% das despesas corporativas excedem o valor máximo estipulado pela empresa e incumprem a política de despesas, concluiu um estudo realizado pela tecnológica Tickelia, que criou uma aplicação de gestão de gastos dos funcionários em contexto de trabalho
“A fraude interna mais comum nas empresas está relacionada com a apresentação de despesas antigas, seguida da apresentação repetida do mesmo recibo”, alertou o business development manager da Inology e responsável pela Tickelia em Portugal, na apresentação desta análise, num almoço com diretores financeiros no restaurante Eleven, em Lisboa.
Rui de Brito destacou a conclusão do Instituto de Auditores Internos da Espanha que mostra que nove em cada dez empresas “sofrem pelo menos uma fraude por ano por parte dos empregados na apresentação de despesas, sendo que mais da metade delas são detetadas graças aos controlos internos realizados dentro da empresa”.
O inquérito da empresa concluiu que, dos pagamentos realizados nos últimos anos, cerca de 30% foram através de cartões virtuais. Na opinião dos autores do estudo, este é “um dos métodos de pagamento mais seguros atualmente, nomeadamente os cartões virtuais de uso único, que são desativados após a compra.
“Ter um maior controlo e eficiência nos processos financeiros é um desafio que todos os diretores financeiros enfrentam, sem exceção e independentemente do sector em que a empresa atua, uma vez que isso é o que garante a rentabilidade da empresa”, considera a empresa, em comunicado enviado ao Jornal Económico (JE).
“Por esse motivo, é de vital importância que tanto esses líderes de departamento como os diretores de sistemas de informação estejam atualizados sobre as novidades e inovações que podem favorecer a otimização económica e a automatização dos seus processos”, defende a Tickelia, que conta com clientes como a “Sport TV”, um dos case-studies apresentados para o aumento da rentabilidade e eficiência do canal de televisão desportivo através de tecnologia de controlo das finanças.
Fundada em 2013 pelo grupo de software Inology, a Tickelia tem mais de 1.800 clientes em 24 países e conta com escritórios nas cidades de Barcelona, Madrid e Bogotá. Entre as organizações que também utilizam este sistema de gestão de gastos dos trabalhadores estão também a Lusíadas, Dachser, TelPark, Esporão, MediaMarkt e T-Systems, Volvo, Isdin, Panasonic, Chupa-Chups, MSC Cruzeiros, ou Alsa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com