[weglot_switcher]

Sonae Tech Hub “é dos edifícios mais sustentáveis do mundo”

O Sonae Tech Hub, situado na sede do Grupo na Maia, é o único edifício em Portugal a acumular as certificações LEED e WELL nos níveis platina. O investimento no edifício, integrado no Sonae Campus, ascendeu a 11 milhões de euros.
25 Setembro 2023, 12h41

O Sonae Tech Hub integra a lista restrita de cerca de 300 edifícios no mundo com a certificação WELL na classificação mais elevada. O Sonae Tech Hub, o mais recente edifício de escritórios do Sonae Campus, na Maia, foi distinguido com a certificação WELL, “que reconheceu as suas condições distintivas na promoção da saúde e bem-estar dos ocupantes”, refere o grupo em comunicado.

O edifício gerido pela Sierra foi certificado com o nível Platina, o mais elevado atribuído pelo International WELL Building Institute e pelo US Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis. Assim, o Sonae Tech Hub integra a lista restrita de cerca de 300 edifícios no mundo com a certificação WELL na classificação mais elevada.

“Em 2020, o Sonae Tech Hub já tinha recebido a certificação LEED de nível “Platinum”, alcançando a pontuação mais elevada atribuída a um edifício em Portugal e que premiou as suas características ambientais. O Sonae Tech Hub foi, assim, considerado o edifício construído de raiz mais ecoeficiente em Portugal e um dos 100 melhores a nível mundial”.

A certificação WELL é considerada a primeira do mundo focada exclusivamente em critérios de saúde e bem-estar. Entre os requisitos avaliados estão: ar, água, iluminação, materiais e conforto térmico, nutrição, mente, mobilidade, acústica e comunidade.

O Sonae Tech Hub, inaugurado em 2019, representou um investimento de cerca de 11 milhões de euros e é gerido pela Sierra, empresa do grupo dedicada ao sector imobiliário. “Trata-se de um espaço de inovação, que tem uma área bruta acima do solo superior a 6.900 m2, com quatro pisos de escritórios e dois de estacionamento subterrâneo. Além das zonas de trabalho individual em open space, oferece espaços de brainstorming e de colaboração, salas de reuniões, um restaurante e cafetaria Go Natural”. O Sonae Tech Hub tem, ainda, 570 m2 de painéis solares, que contribuem para uma redução de 40% nos consumos de eletricidade, iluminação 100% LED de baixo consumo com regulação automática em função da luz exterior, do uso eficiente da água, com aproveitamento de águas pluviais, e um conceito que privilegia um ambiente premium, quer ao nível da qualidade do ar como do conforto térmico.

De forma a promover a transição para a mobilidade sustentável e elétrica, o parque do edifício tem postos de carregamento elétrico, estando também implementadas iniciativas que visam assegurar soluções de mobilidade suave, nomeadamente pela utilização de bicicleta. No Sonae Campus, a sede da Sonae, situada na Maia, onde o Sonae Tech Hub está localizado, os colaboradores das empresas instaladas no local beneficiam de diversos espaços promotores do desporto, como ginásio, campos de futebol e padel, fisioterapia e pilates clínico e ainda espaços de saúde e bem-estar, como um centro de análises clínicas e serviços de enfermagem, consultas de nutrição e de medicina geral e familiar, cabeleireiro e centro de estética. Os colaboradores podem ainda usufruir da ciclovia e do percurso pelo corredor verde do Rio Leça que existem junto às instalações do grupo.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.