[weglot_switcher]

Wallapop. ‘Marketplace’ de artigos em segunda mão espera terminar 2023 com receitas de 100 milhões

A empresa espanhola registou um milhão de downloads em Portugal desde a sua chegada em setembro de 2022. O valor médio das compras dos portugueses na aplicação é de 53,24 euros.
27 Setembro 2023, 16h38

A empresa espanhola Wallapop, de compra e venda online de artigos em segunda mão, espera terminar este ano com receitas globais de cerca de 100 milhões de euros, revelou esta quarta-feira a tecnológica ligada à sustentabilidade.

A aplicação concorrente do OLX está a celebrar o primeiro ano em Portugal, onde regista um milhão de downloads, aproximadamente uma centena de anúncios criados e um valor médio por transação no marketplace de 53,24 euros.

Wallapop angaria 81 milhões para consolidar expansão no Sul da Europa

“Estamos muito contentes por celebrar o primeiro aniversário da Wallapop em Portugal. Os números mostram-nos que esta foi uma aposta ganha por parte da marca e que o mercado português é um mercado estratégico e com muito potencial de crescimento”, disse o CEO da Wallapop, em comunicado divulgado esta tarde aos meios de comunicação social.

“Devido à nossa comunidade, estamos a construir um catálogo único no sul da Europa com o objetivo de tornar a compra de produtos reutilizados como a escolha inicial de compra”, explicou Rob Cassed.

Por curiosidade, o primeiro produto comprado através dos Envios Wallapop, de Espanha para Portugal, foi um set de jogo de xadrez de cerâmica da Sagardelos, por 140 euros, enquanto a primeira compra com utilização dos Envios Wallapop, entre utilizadores portugueses, foi um carregador original da Nintendo 3DS que custou 5 euros.

E quais as categorias de itens preferidas dos portugueses? Para vender são Consolas & Videojogos, Telemóveis & Acessórios e TV, Áudio & Fotografia são e para comprar (pesquisar) são Carros, também Consolas & Videojogos e Casa e Jardim.

Fundada em Barcelona em 2013, a Wallapop está avaliada em 771 milhões de euros e no ano passado gerou receitas de cerca de 72 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 265% nos últimos quatro anos, oriundos das compras e vendas dos 17 milhões de utilizadores.

De acordo com o estudo da Deloitte, a pedido da Wallapop, sobre o impacto da reutilização dos utilizadores da app, no último ano houve uma poupança de: 510.535 toneladas de emissões de CO2, o equivalente a oito viagens de ida e volta do Sol de carro; 20 mil milhões de litros de água i.e. um ano e cinco meses de consumo no Porto e 22 mil toneladas de plástico, a quantidade necessária para fazer uma fila de flamingos insufláveis de Paris a Barcelona.

Mais: 82.700 toneladas de metal (16.178 toneladas de alumínio e 66.522 toneladas de aço), suficientes para construir a ponte Golden Gate. É como se se pudesse reflorestar mais de 3,5 vezes a área do Parque Natural da Serra da Estrela, mesmo sem o fazer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.