O Índice de Preços ao Consumo voltou a crescer no mês de setembro em Espanha ao situar-se em 3,5%, mais 0,9 décimas do que em agosto, confirmando assim a tendência de subida.
De acordo com o INE espanhol, este crescimento de quase um ponto percentual em setembro é também a evolução mais significativa deste índice desde junho de 2022.
Em Espanha, a evolução deste indicador é vista como uma espécie de antecipação à ameaça de subida dos preços nos próximos meses em virtude da escalada no preço dos combustíveis, já que no verão do ano passado, momento em que se começou a assistir a uma moderação da inflação, esse movimento coincidiu com uma amenização no preço da eletricidade.
Por outro lado, a inflação subjacente – que excluí alimentos não processados e produtos energéticos – no país vizinho mostrou-se menos resiliente já que em setembro ficou em 5,8%, menos três décimas do que se tinha verificado em agosto.
Para já, estes dados relativos à inflação à Espanha são provisórios já que os valores definitivos por parte da autoridade estatística espanhola serão conhecidos a 13 de outubro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com