Antes de começar a investigar, imaginava que um par de calças diria tanto sobre o mundo em que vivemos?
Claro que não. Comecei este trabalho por saber apenas que gostava de roupas, que eram importantes para mim e o que sentia ao vestir-me de manhã. A minha carreira começou no mundo da moda, aí deu logo para ter uma primeira noção, mas não percebi o quão universal a história das nossas roupas é para a história do nosso mundo, para a história dos negócios hoje em dia. E está interligafo a um par de jeans.
Para manter o Planeta a salvo, temos mesmo de deixar a fast fashion ou de usar marcas low cost? E como é que o fazemos se vemos os nossos filhos a ser constantemente tentados a comprar em empresas como a Shein?
Tendo em conta a crise climática que enfrentamos atualmente, e que continuaremos a enfrentar até reduzirmos as nossas emissões de carbono de acordo com os limites planetários, isso não é consistente com o atual modelo de negócio de fast fashion que temos e que se tornou tão popular. Como disse, os jovens estão a receber muitas mensagens de marketing para comprar esse tipo de roupa. Assim torna-se muito difícil pensar como esta indústria irá mudar sem que haja regulação que exija que mude.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com