[weglot_switcher]

UBS nomeia ‘chairman’ em comum com Credit Suisse na Suíça

O gigante da banca suíça disse esta sexta-feira que espera que a fusão legal entre o UBS Switzerland e o negócio suíço do Credit Suisse ocorra em 2024. Em Portugal o UBS aposta na sucursal do Credit Suisse liderada por Carlos Santos Lima.
Michael Buholzer / EPA
20 Outubro 2023, 10h06

O UBS disse esta sexta-feira que vai reformular o conselho de administração da sua atividade doméstica na Suíça após a aquisição do Credit Suisse, incluindo um novo presidente para supervisionar ambas as operações.

O UBS Group disse que Roger von Mentlen será nomeado presidente dos conselhos de administração (Chairman) do UBS e do Credit Suisse no âmbito da reestruturação dos conselhos de administração integrada na fusão dos dois negócios. Substituirá assim Markus Ronner, que foi presidente do UBS Suíça desde 2022, e Peter Derendinger, que é presidente do conselho de administração do Credit Suisse (Schweiz) AG desde março de 2019.

A mudança, com efeito a partir de 1 de novembro, criará dois conselhos de supervisão paralelos com membros idênticos, e os negócios suíços dos bancos continuarão a ser operacionalmente liderados pelas respetivas comissões executivas.

Segundo a Reuters, a mudança foi concebida para garantir uma “supervisão estreitamente coordenada” dos dois bancos suíços e do processo de integração.

O UBS diz que a fusão legal com o Credit Suisse ocorrerá no próximo ano. O banco suíço UBS anunciou no fim de agosto a decisão de integrar totalmente o Credit Suisse, que adquiriu em março, no âmbito de um plano de resgate, desaparecendo como marca até 2025.

Na altura Sergio Ermotti explicou que as duas instituições “vão operar separadamente até à integração jurídica em 2024″ e que “a marca Credit Suisse e as operações vão continuar até que se complete a migração gradual dos clientes para o sistema UBS”, algo que deverá estar concluído em 2025.

O gigante suíço herdou em Portugal o banco de gestão de fortunas do Credit Suisse que irá desenvolver. O UBS nomeou já Carlos Santos Lima para o cargo de country head de Wealth Management em Portugal. Em Portugal o UBS ficará assim com a atividade de Wealth Management e Banca de Investimento através do Credit Suisse Portugal, que a prazo mudará a designação para UBS.

Hoje o UBS anunciou a sua intenção de resgatar a totalidade do instrumento Additional Tier 1 (AT1) no valor de 700 milhões de dólares de Singapura (SGD) em circulação no próximo dia 28 de novembro de 2023, a primeira data da call. O instrumento AT1 foi emitido pelo UBS Group AG em 28 de novembro de 2018 e está cotado na SIX Swiss Exchange.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.