[weglot_switcher]

Lisboa recebeu quase 230 eventos de tecnologia na semana da Web Summit

Trata-se de um máximo histórico nos registos da plataforma online de eventos Innovation Scene PT. Houve, pelo menos, mais 113 iniciativas à margem do que na cimeira tecnológica de 2022.
23 Novembro 2023, 11h22

A cidade de Lisboa recebeu quase 230 conferências, workshops, eventos e palestras de empreendedorismo e/ou tecnologia na última semana, a da Web Summit, o que corresponde ao dobro das iniciativas que ocorreram durante a cimeira digital do ano passado.

Na Web Summit 2023, foram organizados 228 eventos, mais 113 do que na edição anterior, de acordo com os cálculos da startup Innovation Scene PT, que contabiliza essas iniciativas na capital portuguesa. Trata-se de um máximo histórico nos registos da plataforma online de eventos.

“Os inovadores em Portugal aproveitaram a oportunidade de se conectarem com os visitantes, organizando eventos extra durante essa semana. Os temas populares incluíam Inteligência Artificial, tecnologia climática e networking”, explica a empresa esta quinta-feira, em comunicado enviado ao Jornal Económico (JE).

O JE teve oportunidade de participar num desses encontros à margem, organizado pela sociedade de capital de risco Bright Pixel Capital e designado “Waterfront Tech Drinks”, e constatou que há imensa procura. O espaço reservado para o efeito, o restaurante Envy, estava cheio de investidores, empreendedores e outros stakeholders do ecossistema nacional e estrangeiro e houve até quem tentasse entrar sem ter bilhete ou convite.

É logo na fila para entrar que começam as interações entre os participantes – bem como os convites para os eventos que acontecerão nos dias seguintes – e as perguntas para ‘quebrar o gelo’ tendem a ser sempre as mesmas: quem é quem, o que faz e o que o(a) traz à Web Summit.

“Esta é uma conquista incrível para Lisboa e mostra a crescente atividade do ecossistema de startups. Na Innovation Scene PT, temos visto um grande aumento no número de organizações que utilizam eventos para conectar e expandir a sua rede de contatos. Grupos de empreendedores são cada vez mais populares e criam novos níveis de atividade em toda a comunidade”, afirma o fundador e diretor da Innovation Scene PT.

Na opinião de Peter Allen, “o ecossistema teve definitivamente uma recuperação depois da Covid-19”. “Penso que atingirá novos patamares de engajamento em Lisboa e em todo o país. Estes são tempos emocionantes para ser um inovador em Portugal”, crê o empreendedor britânico.

Fundada em 2017, a Innovation Scene PT permite que qualquer pessoa que está a organizar um evento, considerado relevante nas áreas da tecnologia, negócios, criatividade ou inovação, o possa submeter, de forma gratuita, através desta plataforma digital, que o promoverá com indicação do dia/hora, entidade promotora e local (Lisboa ou Porto).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.