[weglot_switcher]

Cursos de Economia e Finanças com vantagem para emprego na banca

As licenciaturas e os mestrados em Finanças e Economia são as principais fontes de produção de quadros para um sistema bancário cada vez mais qualificado. O sector, um dos que está na vanguarda da digitalização, também contrata cada vez competências tecnológicas específicas. O segredo está no “mix” ferramentas quantitativas e “soft skills”.
26 Novembro 2023, 08h00

Não é ciência exacta, mas quase se poderia traçar o podium da oferta académica que garante maior colocação no sector da banca em Portugal. Óscar Afonso, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, diz ao Jornal Económico que os cursos da FEP mais adequados para bancos e entidades financeiras são, na sua perspetiva, a licenciatura em Economia, o Mestrado em Economia, o Mestrado em Finanças, e o Mestrado em Finanças e Fiscalidade.

A Nova SBE vai um pouco mais longe e hierarquiza-os. O Mestrado em Finanças está em primeiro, a seguir a Licenciatura e Mestrado em Economia, em segundo, e em terceiro a Licenciatura e Mestrado em Gestão. “Apesar de haver um ‘top 3’, a verdade é que temos alunos da maioria dos nossos cursos a trabalhar no sector da banca”, revela Sofia Pena Monteiro, diretora de Carreiras da Escola, ao Jornal Económico. Isto porque, explica, “apesar dos conhecimentos-base do sector, à medida que este evolui, as empresas procuram colaboradores que já aportem conhecimentos em temas, áreas e tecnologias em crescimento ou emergentes”.

Exemplos? Financial Technology (FinTech), Data Science and Data Analytics, Cybersecurity, Sustainable Finance, Artificial Intelligence (AI) & Machine Learning in Finance e Entrepreneurship & Innovation.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.