[weglot_switcher]

Créditos hipotecários mais antigos têm entraves no acesso às medidas do Governo

Os bancos estão a excluir do acesso às medidas do Governo os créditos hipotecários complementares ao crédito à habitação, que eram comuns nos contratos mais antigos e vulgarmente chamados de “crédito para obras”.
30 Novembro 2023, 09h50

Se tem um crédito hipotecário para habitação própria e permanente, anterior a 2018, e tem acopolado um crédito hipotecário complementar, que vulgarmente se designava de “crédito para obras”, mas que na verdade era um crédito para financiar a entrada para a compra da casa, não vai conseguir ter um acesso pleno às medidas do Governo em vigor e até pode ficar completamente de fora, por causa do cálculo da taxa de esforço ignorar esse crédito hipotecário.

Tudo porque essa componente do crédito à habitação não está classificada como “crédito para obras”, mas sim como “crédito multiusos”, crédito para “outras finalidades”, ou mesmo sem qualquer designação de finalidade. Mas é um crédito que mimetiza o crédito à habitação, quer nas condições, quer nos prazos, nos spreads, nos seguros, e é um crédito com a mesma hipoteca. É um crédito à habitação (para habitação própria e permanente) mas está excluído das medidas do Governo criadas para mitigar o impacto da subida dos juros nas prestações.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.