[weglot_switcher]

Mota-Engil e Greenvolt conduzem PSI aos ganhos a fechar a semana

Os bons dados divulgados pelas estimativas relativas à inflação em Portugal e na zona euro transmitiram sensações positivas aos investidores, com os principais índices a fecharem no ‘verde’.
Reuters
30 Novembro 2023, 17h13

A bolsa de Lisboa encerrou a sessão de quinta-feira a subir 0,54%, para 6.474,58 pontos, num dia com sinal ‘verde’ para generalidade dos mercados europeus. O sentimento positivo vai na linha dos números conhecidos durante a manhã, nomeadamente a desaceleração da inflação em Portugal e na zona euro.

Por cá o INE deu a conhecer a sua estimativa rápida, que indica o recuo da inflação, para uma subida de 1,6% em novembro, face ao mesmo mês do ano passado. A tendência foi seguida pelos dados referentes à zona euro, na qual se registou um aumento de 2,4%, de acordo com a estimativa revelada pelo Eurostat.

Entre as cotadas que mais subiram, destaque para a Mota-Engil, cujos títulos valorizaram 2,21%, até aos 3,695 euros. De resto, dia de sorrisos para parte das energéticas, como é o caso da Greenvolt, que deu um salto de 1,94%, assim como a EDP Renováveis, ao avançar 1,56%.

Em sentido contrário, porém, destaque para outra energética. Trata-se da EDP, cujos títulos contraíram 0,48%, sendo que a queda mais acentuada foi protagonizada pelos CTT, na ordem de 0,56%.

Olhando aos mercados europeus, as sensações positivas dominaram o dia, liderados pelo índice francês, que somou 0,59%. Seguiu-se o Reino Unido com 0,35% e Itália nos 0,34%, ao passo que a Alemanha se adiantou 0,32%, acima do Euro Stoxx 50, que ganhou 0,24%. Em terreno negativo ficou unicamente Espanha, na ordem de 0,09%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.