[weglot_switcher]

Dados sobre os serviços abrem semana que vai ficar marcada pelo PIB da zona euro

Depois de a última sessão da semana passada ter sido positiva para a bolsa de Lisboa, a semana que agora se inicia, nos mercados, vai ficar assinalada pela divulgação de importantes dados no que diz respeito às economias da zona euro.
mercados Lisboa bolsa traders
4 Dezembro 2023, 07h30

A bolsa de Lisboa seguiu o sentimento positivo dos mercados europeus na sessão de quinta-feira, antes do feriado, a beneficiar do recuo observado na taxa de inflação. Segue-se uma semana com dados particularmente importantes para as economias da zona euro e dos Estados Unidos.

O PSI adiantou-se 0,54%, até aos 6.474,58 pontos, depois de conhecida a desaceleração da na economia nacional, a julgar pela estimativa rápida do INE, ao ficar-se pelos 1,6% em novembro, face ao mesmo mês do ano passado.

Entre as cotadas que mais subiram, a Mota-Engil  alcançou os 3,695 euros por título, ao ganhar 2,21%. De resto, dia de sorrisos para uma parte das energéticas, como é o caso da Greenvolt, que deu um salto de 1,94%, assim como a EDP Renováveis, ao avançar 1,56%. Em sentido contrário, porém, ficou outra energética. É o caso da EDP, cujas ações contraíram 0,48%, sendo que a queda mais acentuada foi protagonizada pelos CTT, na ordem de 0,56%.

No que diz respeito à inflação, também nas economias da zona euro a estimativa, realizada pelo Eurostat, aponta para um abrandamento, já que se registou um aumento de 2,4% em novembro. Um dado que se refletiu positivos nos mercados europeus, cujos ganhos foram liderados pelo índice francês, que somou 0,59%. Seguiu-se o Reino Unido com 0,35% e Itália nos 0,34%, ao passo que a Alemanha se adiantou 0,32%, acima do índice agregado Euro Stoxx 50, que ganhou 0,24%. Em terreno negativo ficou unicamente Espanha, na ordem de 0,09%.

Virando as atenções para a próxima semana, em termos de dados macroeconómicos, é já amanhã que vão ser conhecidos o PMI dos serviços relativo a novembro para a Eurozona e os Estados Unidos da América.

De resto, as economias do euro vão estar em foco esta semana, já que o Eurostat vai avançar na quinta-feira com os dados sobre a variação do volume do PIB das mesmas no terceiro trimestre. A somar a isto, vão ser conhecidos números relativos às vendas a retalho em outubro naqueles países.

Ao longo da semana, do outro lado do Atlântico, destaque para os dados que vão ser conhecidos no que diz respeito à maior economia do mundo. É o caso da balança comercial norte-americana (importações e exportações), a que se juntam dados sobre o emprego nos EUA, particularmente importantes para que se possam medir as sensações vividas pelas empresas e, por consequência, inferir sobre decisões futuras ao nível das taxas de juro da Fed.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.