A ADSE começa a assumir, este ano, as despesas relacionadas com saúde de 226 mil beneficiários das autarquias. De acordo com o “Público”, as autarquias vão deixar de financiar os cuidados de saúde dos seus trabalhadores e familiares, com despesa da ADSE a aumentar em 60 milhões de euros para suportar os 141 mil trabalhadores e 85 mil familiares.
Tanto os beneficiários quanto a despesa eram responsabilidade da administração local. Conta o jornal que existem 140.814 titulares, agora da responsabilidade direta da ADSE, a descontar 3,5% do salário, sendo que os familiares não efetuam desconto para a área da saúde.
Trabalhadores oriundos dos organismos da administração local representam quase 15% dos titulares e 22,7% dos familiares para o universo total de beneficiários da ADSE.
Os beneficiários e sindicatos defendem que a despesa devia ser paga pelo Estado e não pelos restantes beneficiários. De relembrar que a ADSE já tinha alertar para “o impacto do aumento da despesa, decorrente da decisão do Governo de libertar as autarquias locais de financiarem os cuidados de saúde dos seus trabalhadores e familiares, passando essa responsabilidade para a ADSE sem qualquer contrapartida do Orçamento do Estado”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com