A inflação no Reino Unido manteve-se nos 4,0% em janeiro, abaixo das previsões dos analistas, que apontavam para uma subida.
Os dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas apontam para melhores números do que aqueles que eram esperados pelos economistas consultados pela “Reuters”. A expetativa ia no sentido de uma aceleração da taxa de inflação homóloga até aos 4,2%.
Excluindo os preços dos alimentos, energia, álcool e tabaco, a inflação também se manteve inalterada, com um aumento de 5,1% face a janeiro de 2023.
O Governador do Bank of England (BoE), Andrew Bailey, deverá prestar declarações a parir das 15 horas, nas quais poderá dar dados sobre a possibilidade de aquele banco central fazer baixar as taxas de juro ainda em 2024.
Por enquanto, certo é que o BoE receia a subida dos salários num futuro próximo. Nesse caso, a tendência deverá ser para um aumento da procura nos vários sectores da economia britânica, o que deverá acrescentar pressão sobre as tendências inflacionistas.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com