O Haitong Bank aumentou o resultado líquido em 55% para 17 milhões de euros, em 2023, face aos 11 milhões de euros registado em 2022. Mais um banco que beneficiou da subida dos juros, pois o aumento dos lucros teve forte ajuda da margem financeira.
O Produto Bancário Total alcançou 76 milhões de euros, o que representou uma subida homóloga de 2,7% face aos 74 milhões de euros de 2022.
“Para este resultado, contribuíram as atividades de crédito do Banco e a gestão proativa do passivo, resultando num crescimento significativo da Margem Financeira Líquida, que mais do que duplicou, atingindo 36 milhões de euros”, revela o banco de investimento.
O banco português de capitais chineses diz que este desempenho mais do que compensou o desempenho mais modesto das rubricas de comissões, tendo sido afetada pelo ritmo mais lento do negócio relacionado com a China.
Os resultados operacionais atingiram 16 milhões de euros, o que representa um aumento de 25% face aos 13 milhões de euros registados em 2022.
No que diz respeito aos custos operacionais, o banco diz que “manteve uma rigorosa disciplina de custos, não obstante o ambiente inflacionista na maioria dos mercados em que está presente”.
O banco de investimento sublinha que melhorou a afetação de recursos.
O Haitong Bank “continua a registar posições de capital e de liquidez sólidas, com um rácio de Fundos Próprios Principais de Nível 1 (CET1) de 19,0% e um rácio de fundos próprios totais de 23,8%”, refere. Esta “posição robusta proporciona o apoio necessário para a expansão do balanço através do crédito, tomada firme de obrigações, soluções de hedging para empresas e outros produtos”, acrescenta.
O banco revela ainda que tomou também medidas adicionais para diversificar as suas fontes de financiamento, assegurando uma combinação equilibrada de financiamento e uma posição de liquidez confortável.
O ativo total do banco cresceu 2,4%, para 3,5 mil milhões de euros no final de 2023.
O Haitong assegura que “manteve uma rigorosa disciplina nas suas atividades de crédito, o que levou, uma vez mais, a bons níveis de Qualidade dos Ativos, expressos nos rácios de crédito não produtivo (NPL ratio) de 1,2% e de exposições não produtivas (NPE ratio) de 1,4% em 2023.
O banco considera que estes resultados demonstram que “geriu, com sucesso, os efeitos da difícil conjuntura de 2023, resultante das guerras na Ucrânia e Médio Oriente, da manutenção da volatilidade dos mercados e das elevadas taxas de juro”.
No comunicado o ex-BESI realça que em 2023 desenvolveu iniciativas estratégicas para reforçar a sua presença em regiões como Londres, Macau e Paris e para expandir áreas de negócio como a Gestão de Ativos e Online Banking.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com