No Cineteatro Capitólio só faltou ouvir-se: “Break a leg”. É o que certamente desejarão os mentores e investidores das oito empresas que acabam de se juntar ao programa para scale-ups (startups em crescimento) da Fábrica dos Unicórnios de Lisboa (Unicorn Factory Lisboa).
Aptiv.io (Estados Unidos), Dig-In (ex-Zomato, Portugal), Get More Brain (Suíça), Lovys (França), Meetgeek (Roménia), Musiversal (Portugal), Mycareforce (Portugal) e Paynest (Portugal) são as escolhidas para a quarta edição do Scaling Up, apresentado esta terça-feira.
Esta quarta “ronda” do Scaling Up eleva para 32 o número de scale-ups no programa lisboeta de desenvolvimento de competências e expansão de negócios inovadores. Juntas, estas mais de três dezenas de empresas perfazem mais de 245 milhões de euros de investimento angariado, 57 fundadores e 950 trabalhadores.
Ao longo dos próximos oito meses, as scale-ups escolhidas – com 49 milhões de euros de investimento captado – terão oportunidade de receber feedback e planos práticos de crescimento, criados por especialistas, desenvolver capacidades de gestão e obter conteúdo personalizado sobre dez assuntos diferentes.
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Os detalhes foram apresentados esta tarde na cerimónia de lançamento que decorre no Parque Mayer, em Lisboa. O diretor executivo da Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa aproveitou a ocasião para deixar umas palavras, destacando que este é o “primeiro programa de scale-ups, do país”, foi inspirado nas melhores práticas internacionais” e tem registado um aumento das empresas estrangeiras.
“O programa Scaling Up tem vindo a afirmar e confirmar o seu sucesso ao apoiar empresas já em fase de crescimento e com elevado potencial a internacionalizarem-se. Arrancamos agora com a quarta edição, ao mesmo tempo que fechamos uma segunda, com um resultado muito positivo”, afirmou Gil Azevedo. “Mais emprego criado e maior financiamento para os projetos que passaram pelo programa”, garantiu.
Isto porque as scale-ups do segundo cohort, nos oito meses de duração do programa, aumentaram o seu investimento em 80%, os postos de trabalho em 13%, assinaram parcerias importantes – como a Automaise com os grupos Sonae e Brisa – e avançaram nos seus planos de expansão internacional – como a Sheerme, de marcação de serviços de beleza e bem-estar, e a Splink, de colecionáveis oficiais desportivos, que iniciaram operações no Brasil.
A organização recorda que a seleção das scale-ups baseia-se em critérios específicos, nomeadamente o estágio de desenvolvimento da empresa (investimento angariado relevante, estrutura da equipa, produto e/ou serviço em comercialização e tração de crescimento) e de adequação ao programa (capacidade de apoio dos parceiros, potencial de negócio futuro e planos de expansão internacional).
O Scaling Up tem a Brisa, Google, Galp, Delta Cafés, Cuatrecasas, Fidelidade, BPI e a PwC como parceiros estratégicos e mais 80 parceiros corporate (empresarias) e de investimento.
Ao diretor de Programas da Unicorn Factory Lisboa coube a apresentação mais concreta do programa. Martim Velez explicou que, além das grupos empresariais mencionados, também a Jerónimo Martins, a LinkedIn, a Talkdesk, a Morais Leitão ou a Bizay (360imprimir) participarão nas atividades de qualificação destes empreendedores.
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