[weglot_switcher]

Fernando Alexandre é o superministro da Educação e Ciência e Inovação

O homem ao leme do super-Ministério da Ciência, Educação e Inovação do  XXIV Governo Constitucional, que junta a Educação, o Ensino Superior e a Ciência, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, é professor na Universidade do Minho.
Foto: Nuno Gonçalves/UMinho
Foto: Nuno Gonçalves/UMinho
28 Março 2024, 20h02

Fernando Alexandre é o ministro da Ciência, Educação e Inovação do Governo liderado por Luís Montenegro. A escolha recai num rosto da academia com experiência de governação, embora numa área muito diferente da que vai liderar agora.

Natural de Ílhavo, distrito de Aveiro, Fernando Alexandre não é um estreante em matéria governativa. Exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional, chefiado por Pedro Passos Coelho. 

Professor associado com agregação da Universidade do Minho, vice-presidente do Conselho Económico e Social e consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Fernando Alexandre ensinava até agora na Escola de Gestão e Economia da Universidade do Minho.

Na Universidade do Minho exerceu as funções de pró-reitor, presidente da Escola de Economia e Gestão e diretor do Departamento de Economia. 

O super-ministro, com competência em muitas áreas, terá como tarefa prioritária devolver a paz às escolas e valorizar os sistemas públicos de Educação e Ciência. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.