As exibições de João Neves ao serviço do SL Benfica na presente temporada desportiva valeram-lhe uma subida de 73 milhões no valor do passe, de acordo com um levantamento do Observatório do Futebol (CIES) referente aos últimos seis meses.
A valorização desde outubro coloca-o na segunda posição entre os jogadores com menos de 23 anos cujo valor mais subiu desde outubro, só batido por Lamine Yamal, jovem futebolista do Barcelona de apenas 16 anos. De referir que Neves tornou-se internacional por Portugal no período em análise, a 16 de outubro.
A análise contemplou um total de 459 jogadores, sendo que o CIES publicou uma lista que apresenta os 100 que mais valorizaram. Em causa estão atletas que representam 55 clubes de um total de 12 ligas.
Do clube das “águias”, figura também na lista o ucraniano Anatoliy Trubin (22 anos), cujo valor subiu 43 milhões de euros, até aos 76 milhões no período em análise. O campeonato português está representado não apenas pelo Benfica, como também por Sporting e FC Porto.
Existem outros dois portugueses neste ‘top-100’. O primeiro deles é Francisco Conceição (21 anos), que é jogador do FC Porto e cujo valor atribuído aumentou em 28 milhões de euros, até aos 43 milhões. Segue-se Tiago Santos (21 anos), jogador do Lille que valorizou 17 milhões, para um total de 27 milhões de euros.
Do FC Porto é possível encontrar ainda Otávio Ataíde, cujo valor subiu 13 milhões de euros desde outubro e atingiu os 19 milhões. O Sporting surge na lista com o nome de Ousmane Diomandé (20 anos), que vale mais 33 milhões de euros do que há seis meses, agora nos 73 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com