No primeiro trimestre do ano, o Portal da Queixa recebeu 1.805 reclamações relacionadas com o setor da banca, um crescimento de quase 20%, em relação a 2023, quando as queixas somaram 1.519.
A CGD, o cartão Universo e MB Way estão entre os mais reclamados nas três categorias analisadas, respectivamente, bancos, cartões de crédito e fintechs.
Mas é o Banco de Portugal que regista a maior subida no número de queixas, 80% face ao ano anterior, com as denúncias por burla a motivarem 47,4% das queixas relacionadas com o regulador.
Débito desconhecido, burla e cobrança indevida de taxas são os principais motivos de reclamação dos consumidores segundo a plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009.
“Entre os principais motivos de reclamação destaca-se o débito desconhecido a recolher 32.6% das ocorrências”, refere o portal da Consumers Trust. Os consumidores referem-se a valores que foram debitados de forma indevida, sem o conhecimento do utilizador.
O segundo motivo mais reportado é a burla (13.4%), onde os consumidores denunciam ter sido vítimas de burlas com cartão de crédito ou através das contas.
Na origem de 10,9% das queixas está a cobrança indevida de taxas ou tarifas.
Já a motivar 5% das reclamações estão problemas com o reembolso, ou seja, a devolução de valores debitados.
Por sua vez, e com um peso de 4.5% no volume total do primeiro trimestre, está o cancelamento de cartão ou serviço, onde os consumidores apontam a dificuldade para efetuar o cancelamento de cartão ou serviços vinculados à conta, como seguros, e empréstimos.
Segundo os dados analisados, na categoria Bancos, a Caixa Geral de Depósitos foi a entidade bancária que somou mais reclamações no primeiro trimestre: 27,8%.
Seguem-se o Banco de Portugal e o ActivoBank, com 10.9% e 10,6%, respectivamente.
A lista completa:
Bancos | % |
Caixa Geral de Depósitos | 27.8% |
Banco de Portugal | 10.9% |
ActivoBank | 10.6% |
Millennium BCP | 9.5% |
Banco CTT | 9.3% |
Santander | 8.2% |
Novo Banco | 7.3% |
BANCO BPI | 5.9% |
Banco Montepio | 3.8% |
Bankinter | 2.6% |
Crédito Agrícola | 1.9% |
Já na categoria Cartões de Crédito, o pódio pertence ao cartão Universo a absorver 78,3% das participações. O cartão WiZink foi alvo de 21,5% das queixas e o cartão do El Corte Inglés recolheu 0,2%.
Quanto à categoria Fintechs, Soluções de Pagamento Eletrónico + Bancos Digitais e Apps Financeiras, a análise revela que no Top 3 figuram como as entidades mais reclamadas o MB Way da SIBS (com 30,8%), seguindo-se a Hipay (22,3%) e Moey do Crédito Agrícola (com 11,5%).
Quem tem melhor Índice de Satisfação e Reputação?
Os indicadores no Portal da Queixa apontam as dez entidades com os melhores níveis de performance e com uma reputação avaliada entre Excelente, Ótimo e Bom.
Com um Índice de Satisfação (IS) avaliado pelos consumidores em 94,6 (em 100) lidera o ranking a Ifthenpay. Também com uma reputação “Excelente” e com um IS de 90,4 pontos, surge o MB Way. Em terceiro lugar, o cartão de crédito Universo, um produto Sonae/Bankinter, que se destaca com um IS pontuado em 85,2.
Recorde-se que a 31 de março de 2023 a Sonae comunicou ao mercado ter chegado a acordo com o Bankinter, passando a Universo a ser detida em partes iguais pelas duas instituições.
No ranking das entidades com melhores IS figuram três bancos: o Santander Portugal, o Banco Montepio e o BNI Europa.
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