O Serviço Nacional de Saúde (SNS) alertou, esta quarta-feira, para a circulação de mensagens falsas que estão a ser enviadas para os cidadãos em nome desta entidade. O aviso foi deixado na rede social Twitter, com o SNS a mostrar uma destas comunicações fraudulentas e a pedir a quem as receba que as ignore.
⚠️ Atenção: está a circular uma mensagem fraudulenta em nome do SNS. Se a receber, por favor, ignore. #Saúde #SNS pic.twitter.com/jAfTdDZTUg
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) January 13, 2021
“Vimos, pela presente informar, que o Serviço Nacional de Saúde seleccionou-lhe para o Plano de Vacinação contra a COVID-19 – Primeira Fase – Seguem em anexo todos os dados e informações necessárias seguindo o calendário de distribuição das vacinas. Seu número de adesão: V7RS6. A Vacina não dispensa medidas de protecção da Covid-19. Dep. de Comunicação SNS. Jaime Gama Sodre”, lê-se na mensagem de texto fraudulenta.
A primeira fase da vacinação inclui, apenas, os profissionais de saúde, os utentes e funcionários dos lares e unidades de cuidados continuados, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos. Segundo as estimativas do Governo, nesta fase deverão ser vacinadas cerca de 950 mil pessoas. Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita anunciou que mais de 80 mil pessoas já tinham sido vacinadas com a vacina da Pfizer-BioNTech que chegou a Portugal a 27 de dezembro.
Na segunda fase, que deverá arrancar em finais de fevereiro, altura em que as pessoas da primeira fase já estarão inoculadas, serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos e cerca de 900 mil com patologias associadas e mais de 50 anos. Também serão abrangidas na segunda fase pessoas com mais de 65 anos que não se enquadrem no primeiro grupo prioritário.
A restante população (jovens e pessoas com menos de 65 anos sem problemas de saúde) apenas será vacinada na terceira e última fase do plano nacional de vacinação contra a Covid-19.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com