Se costuma navegar, utilizar aplicações ou ver vídeos em 3G ou 4G, então sabe da quantidade de dados que isso gasta.
No entanto, a navegação móvel não é ilimitada, nem gratuita. Uma quantidade determinada de dados, expressa em megabytes (MB) ou gigabytes (GB), costuma estar disponível consoante o tipo de tarifário ou cartão recarregável pré-pago. Se ultrapassar o tráfego de dados incluído, a fatura no final do mês dispara.
Para melhor gerir os seus gastos, a Deco Proteste apresenta-lhe um conjunto que dicas que podem ajuda-lo a dar uma melhor utilização dos dados móveis e evitar que a fatura no final do mês seja mais pesada.
Verifique o que o seu tarifário prevê quando esgota os dados.
Há tarifários de telemóvel que acionam de modo automático limites extra após esgotar o plafond. Regra geral, fazem avisos prévios quando esgota 80% e 100%, mas, uma vez esgotado, é aplicado um custo de 1,99 euros por apenas 100 ou 250 MB (válido por 1 ou 5 dias, conforme o caso). Ao esgotar o limite, não arrisque e desligue os dados móveis. Aguarde até reiniciar a contagem do tarifário e assim evita custos extra.
De modo a evitar isso, ative a ligação de dados móveis apenas e só quando precisar.
As funcionalidades não consomem por igual. O GPS, as chamadas de vídeo nas redes sociais e vídeos no YouTube são verdadeiros glutões.
O consumo de dados em aplicações também pode ocorrer, mesmo que não esteja a utilizá-las. Este cenário é real e pode acontecer sem que se aperceba disso. Por exemplo, uma aplicação pode facilmente carregar dados em segundo plano sem que seja visível nenhuma atividade (por exemplo, sincronização de e-mail).
Outra função que pode estar a “roubar” os preciosos dados móveis é chamada de “Apoio wi-fi” no sistema iOS, e alterna de forma automática o telemóvel para dados móveis, quando a cobertura wi-fi é fraca. E tudo acontece sem que repare nisso, quando, por exemplo, vê um vídeo no YouTube e se desloca para uma zona da casa onde a rede wi-fi é fraca.
O download de uma app pode custar muito caro: entre 20 a 50 MB, consoante o tamanho.
O melhor é instalar apenas em modo wi-fi. A mesma dica serve para enviar e receber ficheiros multimédia (por exemplo, 1 MB para carregar uma foto no Facebook e 1 a 2 MB para enviar uma mensagem no WhatsApp com fotos). Uma das opções do WhatsApp permite carregar fotos ou vídeos apenas em wi-fi. Vá a Definições > Dados e armazenamento; em Descargas Automáticas, selecione a opção wi-fi.
A reprodução automática de vídeo no Facebook também devora dados. Desative-a em Definições > Vídeos e fotos > Reprodução automática > Apenas em ligações wi-fi.
O streaming de música ou vídeo provoca um rombo maior. Se é fã da Netflix, escolha descarregar os episódios previamente via wi-fi. Para ver vídeos do YouTube, escolha a qualidade mais baixa no canto superior direito, em Qualidade, 144p é a resolução mais baixa.
No Android, em Definições > Utilização de dados, pode ver o resumo do volume consumido nos últimos 30 dias.
No iPhone, em Definições > Dados móveis, pode controlar o que gastou durante o denominado “Período atual”, que começa quando ativa o dispositivo pela primeira vez. No final do mesmo ecrã, pode reiniciar esta contagem em “Repor estatísticas”. O iPhone também permite travar a utilização de dados móveis pelas aplicações devoradoras do plano de dados deslizando para a esquerda o controlo à frente de cada app.
Para poupar, também pode definir que estas atividades só funcionem quando se cruzarem com uma rede wi-fi.
No iPhone, vá a Definições > Geral > Atualizar em segundo plano, selecione a opção wi-fi. No Android, em Definições > Utilização de dados > Dados segundo plano (Economizador de dados ou equivalente), clique nas aplicações e desative o uso de dados móveis para atualizações em segundo plano.
A versão mobile de um site (começa com m, mob ou mobile) consome menos dados do que a normal.
Quando estiver disponível, é melhor usá-la para poupar. No Android, pondere utilizar a versão light do Facebook ou do Gmail. As apps Facebook Lite e Gmail Go foram concebidas para uso com ligações mais lentas ou instáveis. Garantem as funções básicas e consomem menos dados (por exemplo, não carregam fotos de modo automático, fazem menos sincronizações, etc.).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com