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Grupo Xiaomi com lucros recorde de 828 milhões de euros no primeiro trimestre

A receita total da empresa de eletrónica de consumo atingiu os 9,62 mil milhões de euros (ou 75,5 mil milhões de renminbis), após crescer 27% em relação a janeiro, fevereiro e março de 2023.
24 Maio 2024, 17h15

O grupo Xiaomi reportou um lucro líquido ajustado de 828 milhões de euros (6,5 mil milhões de renminbis) no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 101% em relação aos mesmos três meses de 2023. A receita total da empresa de eletrónica de consumo atingiu os 9,62 mil milhões de euros (ou 75,5 mil milhões de renminbis), após o aumento de 27%.

A tecnológica chinesa diz que teve 293 milhões de euros (2,3 mil milhões de renminbis) em despesas relacionadas o negócio de veículos elétricos (VE) e 662 milhões de euros (5,2 mil milhões de renminbis) de investimentos em investigação e desenvolvimento. No entanto, a margem de lucro bruto atingiu os 22,3%, mais 2,8 pontos percentuais em termos homólogos.

A Xiaomi, cujas três principais áreas de negócio são smartphones (telemóveis), IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) e produtos de lifestyle e serviços de internet, terminou o primeiro trimestre com recursos em caixa no valor de 16,22 mil milhões de euros (127,3 mil milhões de renminbis) à boleia de mercados-chave como Médio Oriente, América Latina, África e Sudeste Asiático.

“Impulsionada pelas estratégias de globalização e premiumização, as vendas globais de smartphones da Xiaomi aumentaram 33,7% para 40,6 milhões de unidades durante o período, marcando o crescimento anual por três trimestres consecutivos. A receita de smartphones alcançou o quarto trimestre consecutivo de crescimento, atingindo 5,93 mil milhões de euros (46,5 mil milhões de renminbis”, lê-se na síntese do relatório financeiro.

Em relação à receita com os equipamentos de IoT e de lifestyle, subiu 21% comparativamente a janeiro, fevereiro e março de 2023 para 2,60 mil milhões de euros (20,4 mil milhões de renminbis). Falamos de aparelhos como ares condicionados, em que as vendas excederam as 690 mil unidades, ou frigoríficos (mais de 530 mil unidades), por exemplo.

Já a faturação dos serviços de internet teve um acréscimo homólogo de 14,5% para os 1,02 mil milhões de euros (8 mil milhões de renminbis) com utilizadores mensais ativos globalmente de 658,1 milhões.

Quanto ao mercado dos VE, a Xiaomi informou que até 15 de maio tinha registado entregas acumuladas de 10 mil automóveis de mais de 88 mil pedidos, referindo-se aos modelos da série Xiaomi SU7, lançados em meados de março de 2024.

“O grupo definiu uma meta de mais de 100 mil novas entregas de veículos para 2024, demonstrando a sua confiança na competitividade e na sua capacidade de produção da série. A Xiaomi está a intensificar os esforços para aumentar a capacidade de produção ao iniciar a produção em dois turnos, em junho, para garantir as entregas e para expandir a sua rede de vendas e serviços. O grupo planeia que, até o final de 2024, a sua rede de vendas e serviços inclua 219 lojas, cobrindo 46 cidades, e 143 centros de serviços em 86 cidades”, detalhou a multinacional com sede em Pequim.

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