[weglot_switcher]

Euro2024 marcado por fraudes online

Segundo a Kaspersky, os cibercriminosos têm aproveitado o Euro2024 para engendrar esquemas fraudulentos, desde bilhetes falsos. Exemplos disso são as criptomoedas raras, merchandising falso e transmissões online falsas. A empresa de cibersegurança deixa algumas recomendações para evitar este tipo de fraudes.
3 Julho 2024, 14h42

O Euro2024 tem sido visto como uma oportunidade para os cibercriminosos, que, com esquemas fraudulentos, procuram roubar dados e dinheiro dos utilizadores que acreditam nas ofertas relacionadas com o campeonato de futebol.

Segundo a Kaspersky, os bilhetes falsos são uma ameaça que tem vindo a aumentar, com os seus peritos a descobrirem uma página fraudulenta que se faz passar por uma empresa de energia alemã que oferece bilhetes para o evento desportivo.

As fraudes com criptomoedas também estão a aumentar durante o Euro2024, com os criminosos a aproveitar a oportunidade para vender moedas personalizadas com jogadores populares, enquanto prometem retornos impressionantes.

Depois de promovidas pelos autores das fraudes, os utilizadores apressam-se a comprar essas mesmas moedas, o que faz com que o preço destas aumente e, depois de inflacionado, os cibercriminosos acabam por vender as suas participações, fazendo com que o preço da moeda caía abruptamente.

A Kaspersky também descobriu transmissões falsas que oferecem cobertura exclusiva de eventos a preços baixos. Assim os utilizadores devem prestar atenção às plataformas online.

As lojas de produtos falsos também estão a ser muito utilizadas, com a venda de merchandising para adeptos com grandes descontos.

Olga Svistunova, especialista em segurança da Kaspersky, afirma que “estes esquemas em torno de grandes eventos seguem um padrão familiar – os autores das fraudes mudam simplesmente o isco com base nas tendências atuais”.

“No entanto, não os devemos subestimar, pois estão constantemente a adaptar-se e a encontrar novas formas de lucrar. Por exemplo, a nossa recente descoberta de esquemas de criptomoeda, associados a jogadores populares, mostra a sua capacidade de explorar oportunidades emergentes”, sublinha a especialista em segurança.

De forma a manter a sua segurança e evitar este tipo de fraude, a empresa de cibersegurança recomenda que seja cético em relação às ofertas, certifique-se que os sites são seguros, verifique sempre a autenticidade e opte por um software de segurança.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.