Imagine um local onde todas as pessoas estão comprometidas em construir um futuro melhor: ele existe. Foi no norte de Portugal que a Natixis encontrou o contexto ideal para lançar as fundações do seu Centro de Excelência. Desde 2017, a empresa assumiu um compromisso com a cidade do Porto, onde se baseou, tem vindo a crescer e a criar um impacto positivo. Atualmente, conta com uma equipa de mais de 2.400 colaboradores que trabalham diariamente no sentido de desenvolver soluções inovadoras para o negócio, operações e cultura de trabalho do Groupe BPCE, o segundo maior grupo bancário francês.
Alinhada com os valores e compromissos estratégicos do grupo a que pertence, a empresa procura contribuir ativamente para a promoção de uma Cultura de Sustentabilidade e Solidariedade, ambicionando construir um legado duradouro para as novas gerações, como refere neste ESG Manifesto. Essa cultura está presente no ADN da Natixis em Portugal e distingue-a desde o primeiro dia: passo a passo, está a edificar um futuro mais promissor.
Mudança a 360º: as iniciativas que estão a moldar o futuro
Quando em 2021, a Natixis foi distinguida como vencedora na categoria Desenvolvimento Sustentável nos Troféus Luso-Franceses, dava já largos passos em direção a práticas mais conscientes e responsáveis, diante dos desafios ambientais e sociais à escala global. Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a empresa procura educar e envolver os seus colaboradores que, ao longo de toda a sua jornada, são impactados pelas ações corporativas e incentivados a desempenhar um papel ativo na mudança.
“Este mindset e conhecimento são transportados para a esfera pessoal e familiar de cada colaborador, gerando um movimento com um alcance e impacto incalculáveis. A Cultura de Sustentabilidade e Solidariedade da empresa funde-se com os valores e princípios de cada colaborador, tornando-os embaixadores, também fora de portas, na sociedade”, refere Nádia Leal Cruz, Head of Communication and Sustainability na Natixis em Portugal. Os programas e acompanhamento que os colaboradores têm à sua disposição, desde o início da sua jornada, criam, a longo prazo, o efeito desejado: um impacto positivo em cada pessoa, no negócio e no mundo.
Na Natixis, há espaço para todos e a Sustentabilidade está sempre presente, desde a oferta de iniciativas para os mais de 2.400 colaboradores, de 37 nacionalidades diferentes, até à promoção de opções de mobilidade verde.
Uma frota e um edifício amigos do ambiente
Quando se trabalha em prol de um futuro sustentável, as mudanças têm de ser transversais. Atualmente, a frota da empresa é constituída por veículos 100% elétricos, permitindo reduzir a emissão de CO2 para zero.
A responsabilidade ambiental estende-se ainda ao consumo energético associado ao local de trabalho: o Centro de Excelência transitou para energia proveniente de fontes 100% renováveis. Se em 2021 o escritório da Natixis era responsável pela emissão anual de cerca de 103 toneladas de CO2 para a atmosfera, nos dias que correm esse valor foi também reduzido a zero.
Uma cultura corporate sustentável (e até uma horta urbana)
Lançada em 2022, a Climate School é uma formação que capacita os colaboradores no âmbito do desenvolvimento sustentável, que conta com mais de 30.000 horas de formação lecionadas a cerca de 17 mil colaboradores, em todo o grupo. Este programa pretende ajudar os colaboradores a identificarem o seu impacto individual e coletivo no meio ambiente. A iniciativa, que conta com três temporadas, visa a sensibilização para a adoção de práticas mais responsáveis com impacto também na Sociedade Civil.
Outros dois exemplos de uma cultura corporativa que se pretende sustentável prendem-se com o lançamento da plataforma My Green Footprint, que promove a perceção individual da pegada de carbono e sensibiliza para a tomada de decisões conscientes, e a fundação da Comunidade Green, que desempenha um papel crucial ao envolver os colaboradores em ações de sensibilização e de redução da sua pegada de carbono, dentro e fora da empresa – inclusive em campanhas internacionais.
Também o Natixis Urban Garden ilustra um conceito inovador de horta urbana, que integra um Hotel para insetos, de forma a criar condições para a polinização na cidade. Este projeto, em parceria com a Noocity, cuja manutenção é assegurada por um grupo de voluntários, tem impactos profundos em contexto organizacional, desde o bem-estar dos colaboradores e promoção do contacto com a natureza à sua contribuição para a comunidade. De realçar que foram colhidos um total de 560 kg de vegetais frescos desde a sua criação em 2018 e que 100% da colheita é doada a instituições de solidariedade locais.
Os colaboradores desempenham um papel ativo e crucial no âmbito da Cultura de Solidariedade, através da realização de ações de voluntariado, quer em contexto organizacional, quer a título pessoal.
O futuro é agora e é neste momento que a Natixis em Portugal está a agir. Esta é uma jornada em que cada passo é dado com responsabilidade e compromisso para um mundo melhor.
Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração da Natixis.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com